Visa Innovation Program Europe arranca. Há lugar para 8 fintechs de Portugal e Espanha

As fintechs selecionadas vão ter acesso, durante seis meses, a formação, mentoria, bem como a contactos com os investidores.

A Visa arrancou com a primeira edição do “Visa Innovation Program Europe” (VIPE) em Portugal, num formato conjunto com Espanha. Há lugar para oito fintechs nos dois países. As candidaturas ao programa, realizado em parceria com Fintech Solutions e a Hackquarters, decorrem até 14 de abril.

“Estamos encantados por, em conjunto com a Fintech Solutions e a Hackquarters, trazer para Portugal este programa – que conta com inúmeras edições de sucesso em outros países europeus. A Visa é das redes que mais facilita e promove a inovação e a colaboração com instituições financeiras e fintechs, e através do ‘Visa Innovation Program Europe’, queremos incentivar e originar ideias disruptivas nesta área, com o objetivo de desbloquear novos fluxos de pagamentos. A Visa, através do VIPE, pretende apoiar estes candidatos com formação, visibilidade e acesso ao ecossistema”, diz Gonçalo Santos, country manager da Visa em Portugal, citado em comunicado.

Entre as candidaturas de Portugal e Espanha, serão selecionadas oito fintechs que “desenvolvam o seu trabalho em torno da criação de soluções focadas nas experiências de pagamento de última geração (sendo exemplo disso, as cripto moedas, as redes de blockchain ou o setor da banca), e cujas iniciativas sejam capazes de apoiar as PME nos seus processos de digitalização”, refere a Visa em comunicado.

As fintechs selecionadas vão ter acesso, durante seis meses, a formação, mentoria, “contactos privilegiados com investidores, e encontros com diversas instituições financeiras e empresas de outros setores, com diversas possibilidades de colaboração e trabalho conjunto.”

A decorrer desde 2019 no sul da Europa, no ano passado o VIPE decorreu em quatro mercados, contando já com mais de 900 candidaturas, 72 participantes e 68 projetos-piloto implementados. O programa já realizou um total de 1.300 horas de tutoria, tendo alcançado, em 84 rondas de financiamento, mais de 350 milhões de euros em apoio financeiro.

A Payhawk da Bulgária, uma das primeiras fintechs participantes no programa, atingiu o estatuto unicórnio (uma avaliação de mais de mil milhões de dólares) no ano passado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Visa Innovation Program Europe arranca. Há lugar para 8 fintechs de Portugal e Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião