Altri dá mais ações da Greenvolt e dividendo até 25 cêntimos

  • ECO
  • 6 Abril 2023

Cada 100 títulos da Altri dão direito a 11 ações da Greenvolt. Papeleira de Paulo Fernandes vai dar ainda um dividendo até 25 cêntimos por ação.

Tal como em 2022, a Altri ALTR 0,49% vai voltar a pagar aos seus acionistas um dividendo em espécie, composto por títulos da Greenvolt, e um dividendo em dinheiro num valor por ação até 25 cêntimos, segundo anunciou esta quinta-feira.

A Altri vai entregar o número máximo que ações que detém direta e indiretamente na Greenvolt com o objetivo de concluir a separação dos dois negócios do papel e energias renováveis.

Deste modo, a Altri, que detém diretamente 3,17% do capital da Greenvolt, vai adquirir à Celbi títulos representativos de 13,47% da empresa de energias renováveis. No final, ficará a deter no final 16,64% da Greenvolt, posição que será entregue aos acionistas sob a forma de dividendo em espécie utilizando um fator de 0,112877, que determina quantas ações da Greenvolt serão atribuídas a cada acionista da Altri.

Altri avança mais de 1%

Com este fator, cada 100 títulos da Altri dão direito a 11 ações da Greenvolt, que resulta do arredondamento de 11,2877 ao número inteiro inferior.

Ao número de ações a receber por cada acionista da Altri será deduzido o imposto que, no caso de um investidor particular é de 28%, pelo que em vez de 11 títulos, esse investidor terá direito a oito ações da Greenvolt.

O remanescente resultante do arredondamento de 8,1271, ou seja, os 0,1271, será pago em dinheiro, considerando a cotação de fecho em bolsa das ações da Greenvolt no dia útil anterior à data da colocação à disposição.

Adicionalmente, os acionistas da Altri receberão um dividendo em dinheiro, num montante total de 51,3 milhões de euros, que corresponderá a 0,25 euros por ação.

Na proposta que vai levar à assembleia geral de acionistas, agendada para 28 de abril, a Altri explica que se os fundos distribuíveis correspondentes à distribuição em espécie através de ações da Greenvolt excederem 199,5 milhões de euros, o dividendo em numerário será diminuído pela importância correspondente ao excedente, com arredondamento por defeito num mínimo de 0,01 euros por ação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Altri dá mais ações da Greenvolt e dividendo até 25 cêntimos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião