Exportações de componentes automóveis sobem 14,5% em fevereiro para 954 milhões

  • Lusa
  • 10 Abril 2023

No caso dos EUA registou-se em fevereiro nova queda, em linha com o que já tinha sido observado no mês anterior.

As exportações de componentes automóveis aumentaram 14,5% em fevereiro face ao mês homólogo de 2022, atingido 954 milhões de euros, anunciou esta segunda-feira a Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel (AFIA).

Em comunicado, a associação refere que, no acumulado dos dois primeiros meses do ano, as exportações de componentes automóveis somaram 1.964 milhões de euros, refletindo um acréscimo homólogo de 15,6%, sendo fevereiro o décimo mês consecutivo de subidas nas exportações destes materiais.

Destacando que um grupo de cinco países – Espanha, Alemanha, França, Eslováquia e Estados Unidos – absorvem 71% das exportações portuguesas de componentes automóveis, a AFIA refere que Espanha continua a ser o principal cliente, com vendas de 588 milhões de euros.

Segue-se a Alemanha, com 420 milhões de euros, França (221 milhões de euros), Eslováquia (82 milhões de euros) e Estados Unidos (com cerca de 71 milhões de euros).

Enquanto nos quatro países europeus que integram aquele grupo de maiores compradores as vendas de 2023 refletem subidas face a 2022, no caso dos Estados Unidos isso não aconteceu, registando-se em fevereiro nova queda, em linha com o que já tinha sido observado no mês anterior.

Na informação divulgada esta segunda-feira, a AFIA destaca a situação mundial e a inflação dos custos relacionadas com os transportes, energia e matérias-primas como “fatores que continuam a promover uma incerteza neste e outros setores em termos mundiais”, mas acentua que a indústria portuguesa de componentes para automóveis “tem conseguido manter uma forte resiliência” e continuar a ganhar quota de mercado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Exportações de componentes automóveis sobem 14,5% em fevereiro para 954 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião