Itália e juros em alta multiplicam lucros da seguradora GamaLife por 8

  • ECO Seguros
  • 13 Abril 2023

A Libertação de provisões devido à subida de taxas de juro e a compra de uma carteira Vida da Zurich em Itália produziram um ano extraordinário para a seguradora. É agora o 3º maior grupo por ativos.

A GamaLife, seguradora Vida que com 9,4 mil milhões de euros, será agora a cabeça do 3º maior grupo segurador em Portugal por volume de ativos, conseguiu um lucro líquido de 311 milhões de euros em 2022, quase 8 vezes mais que os 42,5 milhões obtidos no ano anterior.

A gestão de topo da GamaLife: Alistair Bell, Filomena Santos, Matteo Castelvetri e Gonçalo Castro Pereira.

Para além das receitas operacionais verificadas em Portugal e em Itália, os resultados são explicados por fatores não recorrentes que muito influenciaram estes valores. Segundo apurou ECOseguros, cerca de 100 milhões de euros de resultado líquido foram conseguidos através do aproveitamento da subida das taxas de juro nos mercados durante o ano, que permitiram a libertação de provisões técnicas para compromissos de taxas que estavam adstritas a produtos de Vida financeiros.

Outros 200 milhões são explicados por um um ganho extraordinário no balanço de abertura da sucursal italiana – realizada em dezembro de 2022 -, refletindo, adianta a GamaLife, “o justo valor do negócio adquirido ao abrigo das normas contabilísticas”. Com a entrada em Itália a GamaLife entra num grupo restrito de entidades consolidadoras no mercado europeu de seguros de vida. Tudo aconteceu com a compra de uma carteira de seguros de Vida da Zurich naquele país por um valor final de 123 milhões de euros.

“O ano de 2022 foi muito importante para a GamaLife” comentou Matteo Castelvetri, CEO da GamaLife, acrescentado terem concluído a aquisição em Itália, naquele que foi “o primeiro passo para a construção da nossa visão de uma empresa pan-europeia sediada em Portugal. Em Itália, acrescentámos mais de 180.000 novos clientes aos 340.000 já existentes no final de dezembro, e estabelecemos acordos com mais de 400 agentes e corretores de seguros e com quase 60 parceiros bancários”, disse Matteo Castelvetri.

A companhia também confirmou um volume de produção no ano de 2022 de 271 milhões de euros, com a diminuição de 63% na produção em Portugal para 220 milhões de euros, explicada por uma diminuição nas vendas de produtos unit-linked, apenas parcialmente compensada por um aumento dos produtos garantidos e um desempenho estável em produtos de risco.

Fortalecimento da solvência e aposta renovada em rendimentos garantidos

A GamaLife anunciou igualmente um reforço da sua solidez. O rácio de cobertura de Solvência (SCR) era, a 31 de dezembro de 2022, igual a 199%, valor dentro da média do setor segurador em Portugal. Este valor significa 310 milhões de euros, o que representa um aumento de 156 milhões de euros face ao ano anterior. Este aumento significativo deve-se à incorporação da carteira da Zurich adquirida pela sucursal italiana.

A 31 de dezembro de 2022, os Fundos Próprios Elegíveis Solvência II da GamaLife eram de 615 milhões de euros, o que representa um aumento de 88 milhões de euros em relação ao ano anterior. Este montante também reflete a aquisição da unidade de negócio em Itália e inclui o reembolso de 45 milhões de euros de dívida subordinada Tier 2 no 4º trimestre do ano passado.

Os fundos próprios IFRS da GamaLife são de 276 milhões de euros, apresentando, assim, um aumento de 17%.

Matteo Castelvetri afirma que “num ano marcado por um dos maiores aumentos nas taxas de juro e pelo fraco desempenho de todas as classes de ativos, tivemos de ser ágeis e ajustar os nossos caminhos à nova realidade”.

“Em Portugal, as vendas de produtos unit-linked revelaram-se difíceis, pelo que decidimos reabrir os produtos garantidos, que continuam a ter um forte desempenho em 2023”, conclui o CEO da GamaLife.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Itália e juros em alta multiplicam lucros da seguradora GamaLife por 8

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião