FBI detém Jack Teixeira por suspeitas de divulgar documentos secretos dos EUA

O procurador-geral norte-americano confirmou ainda que Jack Teixeira é funcionário da Guarda Nacional Aérea e que será presente a um juiz no Tribunal Federal Distrital de Massachusetts.

Jack Teixeira, membro do ramo de informações da Guarda Aérea Nacional do Massachusetts, foi detido esta quinta-feira pelo FBI. O jovem de 21 anos é suspeito de ter divulgado documentos secretos sobre o envolvimento dos Estados Unidos na guerra da Ucrânia.

Hoje, o Departamento de Justiça deteve Jack Douglas Teixeira no âmbito de uma investigação à alegada remoção, retenção e transmissão não autorizada de informação confidencial sobre a segurança nacional”, afirmou o procurador-geral Merrick Garland, que está a conduzir a investigação citado pela NBC News (acesso livre, conteúdo em inglês). A detenção ocorreu ao início da tarde desta quinta-feira “sem incidentes”, acrescentou.

O procurador-geral norte-americano confirmou ainda que Jack Teixeira é funcionário da Guarda Nacional Aérea e que será presente a um juiz no Tribunal Federal Distrital de Massachusetts.

O The New York Times (acesso em inglês, conteúdo pago) adianta ainda que Jack Teixeira era líder do grupo “Thug Shaker Central”, um grupo online na rede social Discord, onde os documentos confidenciais foram divulgados. Segundo o jornal norte-americano, o grupo tinha entre 20 a 30 membros e centrava-se sobretudo em conversas sobre armas, memes racistas e videojogos.

Durante a última semana foram publicados nas redes sociais vários documentos militares e dos serviços de informações dos Estados Unidos, datados de fevereiro e março, relacionados com a invasão russa da Ucrânia e com alegados detalhes sobre os planos do “ocidente” no apoio a Kiev.

Os documentos apontam que os Estados Unidos vigiaram alguns dos países aliados de Washington, como a Ucrânia, Coreia do Sul ou Israel. Entre os visados esteve o antigo primeiro-ministro português e atual secretário-geral da ONU. Nos documentos filtrados, António Guterres foi criticado por estar tão interessado em preservar o acordo de cereais que estava “disposto a aceitar” os interesses da Rússia.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

FBI detém Jack Teixeira por suspeitas de divulgar documentos secretos dos EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião