Eslováquia é terceiro país europeu a suspender importações agrícolas da Ucrânia

  • Lusa
  • 17 Abril 2023

O governo de Bratislava justificou esta medida extraordinária alegando que procura evitar que as mercadorias ucranianas distorçam os preços no mercado nacional.

A Eslováquia suspendeu esta segunda-feira as importações de produtos agrícolas da Ucrânia, juntando-se à Hungria e à Polónia, que tinham anunciado a mesma medida no sábado, para proteger os mercados locais. Esta proibição de importações é temporária e preventiva, tendo sido adotada apesar de a Comissão Europeia ter criticado as decisões unilaterais de Varsóvia e de Budapeste, informaram fontes governamentais da Eslováquia.

Os produtos ucranianos cuja entrada fica proibida são cereais, açúcar, sementes, lúpulo, linho, frutas e legumes, frutas e produtos vegetais processados, vinho, álcool etílico de origem agrícola, mel e produtos apícolas. O governo de Bratislava justificou esta medida extraordinária alegando que procura evitar que as mercadorias ucranianas distorçam os preços no mercado nacional.

Depois de a Polónia e a Hungria terem anunciado uma proibição temporária das importações de cereais ucranianos, no passado fim de semana, o Ministério da Agricultura eslovaco convocou para esta segunda uma reunião interministerial e de especialistas para debater esta questão.

Bratislava já tinha manifestado preocupação com o impacto desestabilizador da crescente presença no mercado interno de produtos ucranianos a preços consideravelmente mais baratos daqueles que os agricultores eslovacos podem oferecer. Por outro lado, por razões sanitárias, na semana passada, a Eslováquia proibiu a comercialização e moagem de trigo ucraniano, tanto para consumo humano quanto animal.

Recentemente, a Eslováquia tinha decretado que os contentores de cereais em trânsito fossem lacrados, para evitar que acabassem no mercado local, medida que agora foi intensificada. Na sexta-feira, o Ministério da Agricultura informou que estava a analisar a possibilidade de propor à União Europeia (UE) um mecanismo para facilitar a chegada de cereais ucranianos a países terceiros sem afetar o abastecimento dos países membros da comunidade.

A ideia é que a UE compre cereais ucranianos em cooperação com o Programa Alimentar Mundial da ONU – uma proposta que deverá ser apresentada no próximo Conselho de Ministros da Agricultura e Pescas da União Europeia (Agrifish). Os governos da Bulgária e da Roménia também anunciaram que estão a estudar medidas para impedir a concorrência, que consideram desleal, dos produtos ucranianos nos seus territórios.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Eslováquia é terceiro país europeu a suspender importações agrícolas da Ucrânia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião