Galamba afasta adjunto envolvido nas reuniões entre ministério, CEO da TAP e PS

Em causa está a troca de mensagens de WhatsApp trocadas entre João Galamba e o seu adjunto, Frederico Pinheiro, para preparar a reunião da ex-CEO da TAP com o PS antes da audição em janeiro.

O ministro João Galamba afastou Frederico Pinheiro, o seu adjunto que coordenou o encontro entre o Ministério da Infraestruturas, a CEO da TAP e os deputados do PS no dia 17 de janeiro. A informação foi confirmada pelo próprio ministério, avança a CNN.

Segundo a mesma fonte, o Governo apresentou uma queixa-crime contra o recém demitido adjunto. A CNN Portugal apurou que, após a exoneração, por alegados comportamentos incompatíveis com o cargo, Frederico Pinheiro levou dois computadores do Estado para casa, um deles contendo informação classificada. A Polícia Judiciária realizou buscas e já resgatou os computadores, tendo-os devolvido ao Ministério das Infraestruturas.

Segundo este meio, o ministério refere que Frederico Pinheiro teve “comportamentos incompatíveis com os deveres e responsabilidades das suas funções“. Em causa está a troca de mensagens de WhatsApp trocadas entre João Galamba e o seu adjunto, Frederico Pinheiro, divulgadas na quinta-feira, pela SIC.

Segundo o conteúdo das mensagens divulgadas, João Galamba autorizou a participação de Christine Ourmiéres-Widener na reunião secreta com o grupo parlamentar do PS, dois dias antes da primeira audição parlamentar da antiga CEO da TAP sobre o caso da polémica indemnização paga a Alexandra Reis.

A informação que chegou à comissão de inquérito à TAP mostrou também que na reunião foram combinadas tanto as perguntas que o deputado Carlos Pereira devia fazer no dia seguinte, como as respostas que a ex-administradora devia dar na audição parlamentar.

Frederico Pinheiro começou a sua carreira como jornalista no jornal Record, depois na agência Reuters, Rádio Renascença, semanário Sol e Antena1/RTP. Foi também investigador da Fundação Rosa Luxemburgo (2012 -2014) e, entre 2013 e 2014, esteve como assessor do grupo parlamentar do Bloco de Esquerda.

A partir de 2017, já no Governo PS, fez parte dos gabinetes de Pedro Nuno Santos, primeiro na Secretaria de Estado dos Assuntos Parlamentares (2017 -2019) e, a partir de 2019, como adjunto no Ministério das Infraestruturas e da Habitação. Depois da saída de Pedro Nuno Santos, Frederico Pinheiro manteve-se em funções, desta vez ao lado de João Galamba.

No anterior Governo socialista, liderado já por António Costa, em 2019, o adjunto do secretário de Estado da Proteção Civil também saiu de funções, envolto em polémica. A demissão de Francisco Ferreira deu-se na sequência das notícias que davam conta do seu envolvimento no caso das golas inflamáveis.

O caso acabou, depois, por conduzir à demissão de José Artur Neves, secretário de Estado da Proteção Civil, tutelado pelo Ministério da Administração Interna, então liderado por Eduardo Cabrita.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galamba afasta adjunto envolvido nas reuniões entre ministério, CEO da TAP e PS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião