Inflação na Zona Euro volta a acelerar para 7% em abril

Foi quebrada a série de cinco meses consecutivos de abrandamento da subida de preços nos países que utilizam o euro. Inflação passou de 6,9% para 7% em abril.

A inflação na Zona Euro inverteu a tendência de desaceleração e voltou a subir para 7% em abril, face aos 6,9% registados em março, segundo a estimativa rápida divulgada pelo Eurostat esta terça-feira. Quebra assim uma série de cinco meses consecutivos de abrandamento da subida de preços nos países que utilizam o euro.

Como já tem sido tendência nos últimos meses, são os preços da comida que estão a impulsionar de novo a inflação. A componente dos alimentos, álcool e tabaco terá tido a maior taxa de inflação homóloga em abril, ainda que tenha abrandado. Foi de 13,6%, segundo a estimativa rápida, o que compara com 15,5% em março.

Seguiram-se os bens industriais não energéticos, que registaram uma taxa de inflação de 6,2%, um abrandamento face aos 6,6% em março. Já os serviços aceleraram, para 5,2% de 5,1% em março, bem como a energia, que terá registado uma inflação de 2,5% depois de em março até ter registado uma deflação de 0,9%.

Olhando para os países da Zona Euro, é possível ver que em muitos a inflação abrandou em abril, mas algumas das maiores economias registaram uma aceleração desta taxa que influenciou a média. É o caso de Espanha (com uma inflação de 3,8% em abril), França (6,9%), Itália (8,8%), Países Baixos (5,9%) e Áustria (9,6%), sendo estes os únicos países onde a inflação acelerou.

Já Portugal terá registado uma redução do índice harmonizado de preços ao consumidor, o indicador utilizado para a comparação europeia, de 8% em março para 6,9% em abril, segundo os dados provisórios.

(Notícia atualizada às 10h40)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação na Zona Euro volta a acelerar para 7% em abril

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião