Consumo de gás em Portugal cai 14,9% até março respeitando compromisso com a Europa

  • Lusa e Capital Verde
  • 5 Maio 2023

O decréscimo fez-se “sentir fortemente na vertente de consumo convencional", com uma redução de 23%, indica a ADENE. Já o consumo de gás usado para a produção de eletricidade reduziu menos de 1%.

O consumo de gás em Portugal manteve em março a tendência de redução registada nos meses anteriores, caindo 14,9% desde agosto de 2022. Este valor fica abaixo da meta voluntária que a Comissão Europeia definiu para a generalidade dos países europeus, de 15%, mas acima daquela exigida a Portugal em particular. Atendendo às especificidades do país, como a falta de interligações elétricas com os restantes Estados membros, Portugal inclui-se no grupo das exceções à regra, e pode reduzir os consumos em apenas 7%.

No sétimo relatório de progresso do Plano de Poupança de Energia 2022-2023, a Agência para a Energia (Adene) notou que os consumos de gás natural registaram “uma redução de 14,9%, face à média histórica dos últimos cinco períodos homólogos”.

A Adene assinala que o decréscimo se fez “sentir fortemente na vertente de consumo convencional, com uma redução de 23%”, enquanto “na componente de consumo devido à produção de energia através das centrais termoelétricas foi verificada uma diminuição de 0,8%”.

Esta percentagem compara com a diminuição de 14,6% entre agosto e fevereiro. Devido a tais diminuições, Portugal já atingiu uma percentagem 88,5% de cumprimento da meta estabelecida no Plano de Poupança de Energia 2022-2023 até ao final de 2023 (17%), acrescenta a agência.

A meta europeia de redução de 15% do consumo de gás serve para evitar ruturas no abastecimento, dadas as tensões geopolíticas pela guerra da Ucrânia. Entrou em vigor em agosto passado, com o objetivo de aumentar o armazenamento nos Estados-membros e criar uma ‘almofada’ perante eventual rutura no fornecimento russo.

 

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Consumo de gás em Portugal cai 14,9% até março respeitando compromisso com a Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião