Taxa de juro dos novos créditos à habitação sobe para 3,79% em março

Há 14 meses consecutivos que a taxa de juro dos novos créditos à habitação está a subir. O Banco de Portugal nota também que o diferencial entre taxa variável e fixa é agora de apenas 49 pontos base.

O custo do crédito à habitação continua a aumentar. Segundo dados divulgados esta sexta-feira pelo Banco de Portugal, a taxa de juro dos novos créditos à habitação a taxa variável aumentou para 3,79% em março, 0,23 pontos percentuais acima dos 3,56% registados em fevereiro.

Há 14 meses consecutivos que a taxa de juro dos novos créditos à habitação (contratos realizados nos últimos três meses) está a subir.

Os dados divulgados pelo regulador do mercado referem ainda que Portugal é o oitavo país da Zona Euro com a mais elevada taxa de juro dos novos créditos à habitação.

Fonte: Banco de Portugal.
Fonte: Banco de Portugal.

Segundo dados compilados pelo Banco de Portugal, a taxa de juro dos novos empréstimos à habitação praticados em Portugal é atualmente 42 base superior à média do espaço da moeda única.

Deste ranking, destaque para a Letónia e Lituânia, que praticam taxas de juro acima dos 5%. No canto oposto está Malta, França e Croácia que, em março, registaram taxas de juro dos novos créditos à habitação abaixo dos 3%.

O Banco de Portugal refere também que a taxa de juro dos contratos indexados à taxa variável continua a aproximar-se da taxa de juro média dos novos empréstimos a taxa fixa, que em março subiu 0,08 pontos percentuais para 4,28%.

O diferencial entre as duas taxas passou de 229 pontos base em julho de 2022 para 49 pontos base em março.

powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa de juro dos novos créditos à habitação sobe para 3,79% em março

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião