A importância dos Fundos Europeus para empresas mais sustentáveis

  • ECO
  • 9 Maio 2023

O Município de Chaves e o Santander Portugal promovem conferência sobre a importância dos Fundos Europeus para empresas mais sustentáveis, no dia 10 de maio, no Auditório do Centro Cultural de Chaves.

A conferência A Importância dos Fundos Europeus para Empresas mais Sustentáveis, é uma iniciativa promovida numa parceria entre o Município de Chaves e o Santander Portugal e tem lugar dia 10 de maio, pelas 14h30, no Auditório do Centro Cultural de Chaves. Esta conferência, para além de se centrar no debate dos Fundos Europeus e na sua importância para o tecido empresarial, insere-se numa estratégia que visa o reforço de proximidade regional, assim como a partilha da visão económica e política territorial, com os olhos postos no desenvolvimento da região.

"Para prosseguirmos o caminho do crescimento mais sustentável e do desenvolvimento económico, teremos de continuar a aplicar os fundos europeus com eficácia, de forma a mantermos o rumo da diferenciação dos nossos produtos e da sua internacionalização. Por outro lado, acreditamos que essa evolução só será possível com mais políticas públicas direcionadas para a convergência europeia, que permitam potenciar a nossa competitividade, sustentada, em larga medida, na aposta nas novas TIC, na qualificação dos recursos humanos e na contratação técnica especializada. Para que tal tenha êxito, será necessário contar com capital humano e empresários motivados, tão necessários para acompanhar o ritmo cada vez mais acelerado e exigente dos novos desafios, aplicados sobretudo às PME’s e que, no final, contribuam para a promoção de um tecido económico mais forte e uma economia mais harmoniosa.”

Nuno Vaz, Presidente da Câmara Municipal de Chaves

Na conferência serão abordados e debatidos temas relevantes e decisivos para as empresas como os desafios de uma economia mais aberta ao exterior, a importância do PRR e PT 2030, o apoio às empresas no Corredor Ibérico, assim como importância das políticas ESG para uma transição mais sustentável.

"O Santander está fortemente comprometido com o desenvolvimento das empresas e da sociedade portuguesa, apoiando um crescimento inclusivo e sustentável. Estamos presentes em todas as regiões do país e, para nós, é fundamental marcar presença nestes eventos onde escolhemos estar próximos dos nossos clientes, ajudando a identificar as melhores soluções para dar resposta às necessidades das empresas. Este evento visa abordar temas de extrema importância com destaque para os Fundos Europeus, nomeadamente o PRR e o PT2030, que representam uma oportunidade única para promover o desenvolvimento da região e do seu tecido empresarial. A internacionalização e a descarbonização da economia portuguesa são igualmente temas fundamentais para promover a sustentabilidade e o crescimento da economia portuguesa como um todo. O Santander quer ter um papel fundamental no caminho para o Net Zero e na mudança de comportamento dos seus clientes. Apoiamos as empresas na fundamental transição energética que devem realizar, sabendo que a transição para uma economia verde é fundamental para a sustentabilidade da economia regional e nacional. Neste contexto de vital transformação e desenvolvimento da economia portuguesa, o Santander reafirma que está ao lado das empresas a apoiar a atividade corrente e a ajudar a concretizar as boas oportunidades de investimento. Colocamos ao dispor das empresas todo o nosso conhecimento e uma potente rede de contactos fruto da nossa forte presença internacional. Somos um parceiro financeiro com atributos únicos para promover o investimento e contribuir para o desenvolvimento da região e da economia portuguesa.”

Miguel Belo de Carvalho, Administrador Executivo do Santander Portugal

 

A conferência conta com a presença de Nuno Vaz, presidente da Câmara Municipal de Chaves; Bruno Fernandes, economista do Santander Portugal; Vítor Ribeiro, CFO da Anteros Empreitadas S.A.; Patrícia Madeira, responsável da Área de Estratégia de Empresas do Santander Portugal; Filomena Dias, diretora de Sistemas de Incentivos da Forgesp; Helena Lampreia, head international desk do Santander Portugal; David Suarez, diretor comercial do Santander Espanha; Diogo Reis, coordenador de serviços PME’s da EDP; Cristina Melo Antunes, responsável de negócio ESG Green Finance do Santander Portugal e Paulo Natal, head of retail & remote banking do Santander Portugal.

PROGRAMA

14h30 | Receção aos participantes

15h00 | Abertura

Nuno Vaz, Presidente da Câmara de Chaves

15h10 | Enquadramento macroeconómico: Desafios de uma economia mais aberta ao exterior.

Bruno Fernandes, Economista, Santander Portugal

15h25 | Fundos Europeus: PRR e PT 2030

Patrícia Madeira, Head of Strategy Office – Corporate & SMEs, Santander Portugal

Vítor Ribeiro, CFO, Anteros Empreitadas S.A.

Filomena Dias, Diretora de Sistemas de Incentivos, Forgesp

Moderação: António Larguesa, ECO

16h00 | Conversa com Sentido: como apoiar as empresas no Corredor Ibérico

Helena Lampreia, Head International Desk, Santander Portugal

David Suarez, Diretor Comercial, Santander Espanha

16h15 | A importância das políticas ESG para uma transição mais sustentável

Cristina Melo Antunes, Responsável de Negócio ESG Green Finance, Santander Portugal

Diogo Reis, Coordenador de Serviços PME’s, EDP

16h30 | Encerramento

Paulo Natal, Head of Retail & Remote Banking, Santander Portugal

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A importância dos Fundos Europeus para empresas mais sustentáveis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião