Hoje nas notícias: Mais-valias, banca e cibersegurança
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
Quem vendeu a casa durante a pandemia e obteve mais-valias com essa alienação vai ter mais tempo para reinvestir os ganhos alcançados na compra ou na construção de um novo imóvel para não ser tributado em IRS sobre essas quantias. Desde 2008 que a banca é o setor com mais reestruturações que geraram perdas de emprego. O Centro Nacional de Cibersegurança notificou 68 entidades que terão de pagar multas por não cumprirem todas regras previstas na lei de prevenção de ataques informáticos. Conheça estas e outras notícias em destaque na imprensa nacional esta terça-feira.
Covid-19 leva à suspensão por dois anos do prazo para reinvestir mais-valias
O Governo acolheu a proposta da Provedora de Justiça para suspender, durante dois anos, o prazo dado aos contribuintes para reinvestirem os ganhos alcançados na compra ou na construção de um novo imóvel, também destinado à habitação própria e permanente, de forma a evitar serem tributados em IRS sobre essas quantias. Assim, os proprietários que venderam a habitação durante a pandemia e obtiveram mais-valias com essa alienação vão ter mais tempo para reinvestir os ganhos.
Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)
Emprego na banca é o mais afetado por reestruturações
Entre 2008 e 2021, houve 760 processos de reestruturação com perdas significativas de emprego nas atividades dos serviços financeiros, de acordo com o mais recente relatório anual da Eurofound, a Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida e de Trabalho. Estes números colocam o setor da banca como líder no despedimento de pessoal em grandes processos de reestruturação, o que resulta sobretudo da digitalização.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)
Multas para 68 operadores por porem em risco infraestruturas críticas
Depois de identificar 179 operadores que tinham pelo menos uma não conformidade com o regime jurídico de segurança do ciberespaço, o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) já instaurou 68 processos de contraordenação a entidades que, por não cumprirem todas as medidas, colocam em risco as infraestruturas críticas nacionais (aquelas que se deixarem de funcionar podem parar o país) e o fornecimento de serviços essenciais (como luz, água, transportes, comunicações, banca). As multas podem chegar aos 50 mil euros.
Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)
Quase 40% dos alunos são abrangidos pela Ação Social Escolar
Desde 2020 que está a disparar o número de alunos beneficiários pela Ação Social Escolar (ASE), com cerca de 370 mil abrangidos num universo de 990.772, de acordo com dados do Ministério da Educação. A situação é de tal forma preocupante que diretores das escolas já pediram mais apoios com receio que a crise económica, que assola o país, agrave os casos de carência.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)
Governo reserva 200 milhões de euros para “impulsionar” turismo no interior
O Governo vai investir 200 milhões de euros, durante os próximos três anos, na implementação de uma agenda do turismo específica no interior do país. É a primeira vez que o Executivo avança com uma medida desta envergadura para que o turismo funcione como um fator de “desenvolvimento e coesão”. Este projeto visa “valorizar o território, investir nas empresas, qualificar recursos humanos e projetar o interior em termos turísticos”, adianta o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.
Leia a notícia completa na TSF (acesso livre)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Mais-valias, banca e cibersegurança
{{ noCommentsLabel }}