Putin diz que foi desencadeada uma “autêntica guerra” contra a Rússia

  • ECO e Lusa
  • 9 Maio 2023

Vladimir Putin disse que foi desencadeada contra a Rússia uma autêntica guerra, garantindo a vitória. Acusa o "ocidente" de ser a causa da divisão, dos conflitos e das revoluções no mundo.

“Contra a nossa Rússia foi desencadeada, outra vez, uma autêntica guerra. Mas, nós resistiremos ao terrorismo internacional e também defenderemos os habitantes do Donbás [território anexado na Ucrânia] assim como vamos garantir a nossa segurança”, avisou o Presidente russo, Vladimir Putin, no Dia da Vitória, em Moscovo.

Vladimir Putin dirigia-se às tropas em parada, entre as quais as unidades que combatem na Ucrânia, país invadido pela Rússia, em fevereiro de 2022. A Rússia comemora a vitória europeia dos Aliados sobre o regime da Alemanha nazi, no final da Segunda Guerra Mundial, a 8 de maio 1945.

Nos países sob influência da antiga União Soviética, a partir de 1967, o Dia da Vitória começou a ser comemorado no dia 9 de maio, referindo-se ao dia da capitulação das forças nazis perante as tropas soviéticas, em 1945, e que passou a ser considerado um dia feriado.

O desfile militar russo do Dia da Vitória, na Praça Vermelha, contou com a presença do Presidente da Rússia e de vários líderes de repúblicas ex-soviéticas, sob fortes medidas de segurança. Assim como dos líderes da Bielorrússia, principal aliado da Rússia na campanha contra a Ucrânia, e os chefes de Estado da Arménia, Cazaquistão, Uzbequistão, Tajiquistão e Turquemenistão.

Rússia cancela atos públicos

O Kremlin admitiu que as autoridades decidiram cancelar vários atos públicos relacionados com o 9 de maio (Dia da Vitória). Como aconteceu com a habitual marcha do “Regimento Imortal”, como é conhecido na Rússia, que foi cancelada por “receio de atos terroristas de Kiev“.

Numa decisão sem precedentes, a Praça Vermelha foi encerrada há duas semanas, mesmo antes do alegado ataque com aparelhos aéreos não tripulados (drones) contra o Kremlin que as autoridades russas atribuíram a Kiev.

Várias paradas militares em mais de duas dezenas de cidades da zona oeste da Rússia foram canceladas pelos mesmos motivos, assim como nos Urais e na Sibéria e na Península da Crimeia, território ucraniano anexado por Moscovo na invasão de 2014.

Apesar das hostilidades, Putin felicitou o povo ucraniano pelo Dia da Vitória, mas não o presidente Volodymyr Zelensky.

Segundo o Ministério da Defesa da Rússia, desfilam esta terça-feira, no centro de Moscovo, 10 mil soldados e vão ser exibidos 125 equipamentos militares, incluindo os tanques T-90; T-72 e T-14, além de peças de artilharia, baterias antiaéreas e mísseis de cruzeiro.

Na Grande Guerra Patriótica — como é conhecida a campanha soviética durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) — morreram 26 milhões de cidadãos soviéticos, entre os quais oito milhões de soldados, de acordo com os dados históricos oficiais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Putin diz que foi desencadeada uma “autêntica guerra” contra a Rússia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião