SAD do Benfica aumenta emissão de obrigações para 50 milhões

  • ECO
  • 9 Maio 2023

Encarnados elevam valor pretendido na operação de 40 para 50 milhões de euros devido à procura registada no mercado do retalho.

A SAD do Benfica aumentou o montante que pretende angariar na oferta de obrigações de 2023. Os encarnados elevaram o valor que pretendem recolher junto do retalho dos 40 para os 50 milhões de euros, segundo atualização do prospeto divulgada nesta terça-feira junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A emissão de obrigações da SAD do Benfica arrancou no passado dia 2 de maio e vai durar até sexta-feira, 12 de maio. O objetivo da sociedade liderada por Rui Costa, que também é presidente do Sport Lisboa e Benfica, é utilizar este dinheiro para reembolsar parcialmente o empréstimo obrigacionista denominado “Benfica SAD 2020-2023”, financiar “a atividade corrente da Benfica SAD, bem como consolidar o respetivo passivo da Benfica SAD num prazo mais alargado”, lê-se no prospeto da operação.

Para convencer os pequenos investidores, a Benfica SAD oferece:

  • Para novos credores: o compromisso de pagar uma taxa de cupão anual de 5,75%, pago semestralmente, até 17 de julho de 2026, através da subscrição das obrigações “Benfica SAD 2023-2026”.
  • Para antigos credores: a possibilidade de os investidores trocarem as obrigações “Benfica SAD 2020-2023“, que têm uma taxa de cupão de 4%, pelas novas obrigações “Benfica SAD 2023-2026”.

À primeira vista, a remuneração de 5,75% que a Benfica SAD oferece parece ser um bom negócio. Porém, na carteira dos pequenos investidores, o ganho líquido deste investimento fica muito abaixo deste valor. Não por culpa da SAD benfiquista, que, por cada 1.000 euros investidos, paga 57,5 euros, mas como consequência das comissões bancárias cobradas pelos intermediários financeiros e dos impostos cobrados pelo Fisco, que acabam por reduzir significativamente a rendibilidade do investimento.

Pode ler aqui a análise do ECO relativamente a esta operação.

(Notícia atualizada às 22h01 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

SAD do Benfica aumenta emissão de obrigações para 50 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião