Hoje nas notícias: emprego, secretas e Seguro
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
O emprego de licenciados caiu 6,1% num ano, a maior quebra desde 2011. Jorge Bacelar Gouveia defende que “é preciso saber se vai haver exonerações no SIRP e no SIS. O eventual regresso de António José Seguro à política ativa pode passar por uma candidatura a Belém. Conheça estas e outras notícias em destaque na imprensa nacional esta quinta-feira.
Emprego de licenciados com destruição recorde
O emprego de licenciados registou uma queda homóloga de 6,1% no primeiro trimestre, o que significa que, num ano, desapareceram 105 mil empregos de licenciados. Trata-se da maior redução desde 2011, ano em que se iniciou a série do Instituto Nacional de Estatística. O emprego só atingiu um novo máximo no primeiro trimestre — crescendo menos do que o desemprego — graças a setores como o alojamento e restauração ou a construção, enquanto em ocupações mais qualificadas o emprego recuou.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)
“É preciso saber se vai haver exonerações” no SIRP e no SIS, diz Bacelar Gouveia
Jorge Bacelar Gouveia considera que o comunicado do Conselho de Fiscalização do SIRP (Sistema de Informações da República Portuguesa), ao qual presidiu entre 2004 e 2008, é um conjunto de “contradições” e “erros jurídicos”. Em entrevista ao programa Hora da Verdade, o constitucionalista diz que “é preciso apurar responsabilidades” sobre quem deu a ordem para ir buscar o computador alegadamente roubado. “É preciso saber se vai haver exonerações no âmbito do SIRP e do SIS”, sublinha.
Leia a notícia completa na Rádio Renascença (acesso livre)
Regresso de Seguro à política pode passar pelas presidenciais
António José Seguro, que, desde que abandonou o cargo de secretário-geral do PS após ser derrotado por António Costa nunca mais se tinha envolvido na política nacional, assumiu na terça-feira que já não exclui regressar à política ativa. Fontes próximas do ex-secretário-geral do PS não acreditam que o objetivo seja voltar para o antigo gabinete no Largo do Rato, mas antes uma candidatura a Belém.
Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)
Médicos dos professores vão ser alvo de investigação
Depois de o ministro da Educação revelar que foram detetadas 20% de declarações falsas pelas juntas médicas que fiscalizaram pedidos de mobilidade por doença dos professores, o bastonário da Ordem dos Médicos assegurou que os clínicos serão investigados. Carlos Cortes lamenta que a Ordem não tenha sido informada pela tutela destas situações irregulares, apontando que “já não é a primeira vez que ignora a Ordem dos Médicos” e a ajuda técnica que podem oferecer.
Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)
Tribunal obriga Wikipédia a apagar ligações de empresário ao Chega
A Justiça obrigou a Wikipédia a apagar ligações do empresário César do Paço ao Chega. Em causa estão informações “inverídicas” sobre a vida e carreira de César do Paço, relacionadas com o partido liderado por André Ventura, como a da doação de mais de dez mil euros. César do Paço não nega donativo, mas diz não ser financiador do partido.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: emprego, secretas e Seguro
{{ noCommentsLabel }}