Benfica SAD levanta 50 milhões de euros junto de 6 mil pequenos investidores

A operação pública de subscrição das obrigações Benfica SAD 2023-2026 terminou com a procura a exceder 2,4 vezes a oferta e com o prémio mais baixo pago pela SAD encarnada numa emissão obrigacionista.

A Benfica SAD voltou a conseguir financiar-se com sucesso junto dos pequenos investidores. Na 13.ª operação pública de subscrição de obrigações da sua história, a SAD do clube da Luz colocou junto de 6.058 pequenos investidores a totalidade dos 50 milhões de euros da oferta das obrigações Benfica SAD 2023-2026.

“É um sinal de confiança do mercado nesta administração do Benfica”, refere Domingos Soares Oliveira, administrador da Benfica SAD.

De acordo com informação avançada esta segunda-feira pela Euronext Lisboa, a operação contou com uma procura 2,42 acima da oferta, com as ordens a ultrapassarem os 121 milhões de euros. Os dados da operação revelam ainda que a procura superou logo no primeiro dia a oferta.

“Sabemos que há investidores nas obrigações do Benfica que não são benfiquistas”, nota do responsável da Benfica SAD em conferência de imprensa.

No seguimento da oferta de subscrição, a Benfica SAD tinha também a decorrer uma oferta pública de troca (OPT) das obrigações Benfica SAD 2020-2023. Segundo a Euronext, a operação de troca contou com a entrega de 27,86 milhões de euros por substituição das novas obrigações por parte de 42% dos subscritores iniciais destes títulos.

Com a OPT, a Benfica SAD reduziu em 56% o montante em dívida nas obrigações Benfica SAD 2020-2023, com o saldo vivo a situar-se agora nos 22,14 milhões de euros. Estes títulos irão vencer a 17 de julho.

As novas obrigações da SAD encarnada têm maturidade a 17 de maio de 2026 e carregam uma taxa de cupão de 5,75% ao ano, com os juros a serem pagos semestralmente a 17 de maio e 17 de novembro. Trata-se da quarta taxa de cupão mais elevada entre as 13 emissões obrigacionistas que a Benfica SAD realizou desde 2004.

“O prémio de risco que apresentámos é inferior a 2,75%. Nunca fizemos uma emissão com prémio tão baixo”, referiu Domingos Soares Oliveira, administrador da Benfica SAD, notando que a taxa de cupão teve em conta a taxa swap a três anos acrescido de um prémio – a 26 de abril, quando o prospeto da operação foi aprovado pela CVMVM, a taxa swap a três anos estava a negociar nos 3,3%.

Segundo Domingos Soares Oliveira, até então, o prémio de risco pago pela Benfica SAD situava-se entre 3,25% a 4%, acima da taxa swap a três anos. A anterior operação contou “com um prémio de 60% acima do spread que pagamos nesta operação”, nota o administrador.

A operação decorreu entre 2 e 12 de maio, tendo registado a 9 de maio um aumento de 25% do volume da oferta para os 50 milhões de euros.

Segundo o prospeto da operação, a Benfica SAD pretende utilizar o dinheiro angariado junto dos pequenos investidores para reembolsar parcialmente o empréstimo obrigacionista denominado “Benfica SAD 2020-2023” e financiar a atividade corrente da Benfica SAD, bem como consolidar o passivo da empresa num prazo mais alargado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Benfica SAD levanta 50 milhões de euros junto de 6 mil pequenos investidores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião