Erdogan perde maioria absoluta. Turquia vai para segunda volta nas eleições presidenciais

  • Lusa e ECO
  • 15 Maio 2023

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, perdeu a maioria absoluta necessária para evitar uma segunda volta nas eleições presidenciais.

O Presidente da Turquia, o islamista Recep Tayyip Erdogan, perdeu a maioria absoluta necessária para evitar uma segunda volta nas eleições presidenciais, quando estão contabilizados 99% dos votos do escrutínio realizado este domingo.

O presidente da Comissão Eleitoral da Turquia, Ahmet Yener, disse esta segunda-feira em Ancara que já foram contados 99,4% dos votos nacionais e 84% dos votos no estrangeiro, sendo que, Erdogan, — que está há duas décadas no poder –, tem nesta altura 49,4% dos votos, e Kemal Kilicdaroglu, 45% dos votos. O terceiro candidato, o nacionalista Sinan Ogan, obteve 5,2% dos votos, até ao momento.

Durante a contagem dos boletins de voto, o partido de Kiliçdaroglu, o CHP (Partido Republicano do Povo), acusou a agência Anatólia de não dar informação fiável e o AKP (Partido da Justiça e Desenvolvimento) de Erdogan de ter bloqueado a contagem, impugnando as atas nas zonas onde a oposição é mais forte. Por isso, o próprio candidato da oposição pediu aos apoiantes e aos voluntários que participam no escrutínio para “não abandonarem os seus postos”, para garantir que a contagem é corretamente feita.

O presidente da câmara de Ancara, o social-democrata Mansur Yavas, afirmou que, quando se incluísse a contagem total das grandes cidades, o candidato da oposição teria a maioria absoluta para ganhar as presidenciais já nesta primeira volta.

Erdogan criticou o CHP por divulgar resultados antes do anúncio oficial da contagem e pediu também aos seus delegados de mesa para não se afastarem enquanto decorresse o escrutínio dos votos. “Apesar de as eleições se terem realizado num ambiente tão positivo e democrático, a contagem dos votos ainda continua, tentar anunciar os resultados com precipitação significa usurpar a vontade nacional”, declarou o Presidente.

Nas eleições legislativas, que também decorreram este domingo, a aliança formada em torno do AKP, o partido islamista de Erdogan, obteve 50% dos votos e 325 dos 600 assentos parlamentares, com o que manterá a maioria absoluta de que dispõe há 20 anos. O CHP e seus aliados conquistaram 34% e 215 mandatos parlamentares e o partido esquerdista pró-curdo HDP (Partido Democrático dos Povos) e seus aliados asseguraram 60 deputados, quando estavam contabilizados 82% dos votos.

Erdogan perdeu a maioria absoluta este domingoLusa

Erdogan confiava em vitória à primeira volta

Durante a manhã, quando ainda decorria a contagem dos votos, Erdogan afirmou ter uma “clara vantagem” na corrida presidencial e não afastava ainda a hipótese de obter a maioria absoluta na primeira volta das eleições realizadas no domingo.

“Embora os resultados não sejam ainda claros, lideramos a contagem com uma clara vantagem”, disse o chefe de Estado turco, perante uma multidão de apoiantes reunidos de madrugada em Ancara (2h30 locais, 00h30 de Lisboa), acrescentando que, graças ao voto no estrangeiro, ainda tinha a possibilidade de obter novamente a maioria absoluta que tem desde 2014 e que renovou em 2018.

Apesar disso, acrescentou que, se for necessário, está pronto para disputar uma segunda volta, afirmando: “Respeitamos este escrutínio e respeitaremos o resultado da próxima eleição”. “Não sabemos se isto vai acabar na primeira ou na segunda volta”, afirmou o islamista Erdogan, no discurso proferido perante os apoiantes na capital turca.

Kiliçdaroglu promete vitória “na segunda volta”

O candidato da oposição na Turquia, o social-democrata Kemal Kiliçdaroglu, prometeu derrotar o atual presidente, Recep Tayyip Erdogan “na segunda volta” das eleições realizadas no domingo.

“Se a nossa nação pedir uma segunda volta, aceitaremos com prazer. E com certeza venceremos essa segunda volta”, disse Kiliçdaroglu de madrugada, na capital Ancara, rodeado por representantes da coligação inédita de seis partidos da oposição que o apoiam.

Se nenhum dos candidatos conseguir ultrapassar 50% dos votos, realizar-se-á uma segunda volta das eleições presidenciais, em 28 de maio.

Comissão Eleitoral confirma segunda volta nas presidenciais turcas

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, venceu as eleições presidenciais realizadas no domingo, mas terá que disputar a segunda volta por não ter obtido mais de 50% dos votos, anunciou esta segunda-feira a Comissão Eleitoral.

O presidente da Comissão Eleitoral, Ahmet Yener, declarou que, com a contagem praticamente finalizada, nenhum dos candidatos conseguirá ultrapassar 50% dos votos, o que seria necessário para vencer as eleições logo na primeira volta.

Com 49,5% dos votos, Erdogan terá que disputar uma segunda volta em 28 de maio frente ao social-democrata Kemal Kiliçdaroglu, que, de acordo com dados ainda provisórios da Comissão, tem 45% dos votos.

(Notícia atualizada pela última vez às 14h52 com novas informações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Erdogan perde maioria absoluta. Turquia vai para segunda volta nas eleições presidenciais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião