Câmara e Politécnico de Viana firmam acordo para promoção da saúde

Câmara e Politécnico de Viana firmam acordo para promoção da saúde no concelho, mediante definição de estratégias para apoio de políticas municipais nesta área.

“A Escola Superior de Saúde teve um papel absolutamente fundamental na literacia da saúde na cidade e no concelho, junto dos vianenses e das entidades”, começou por destacar o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, durante a sessão solene comemorativa dos 50 anos da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).

“A história dos 50 anos da ESS-IPVC contribuiu de forma significativa para a história de Viana do Castelo”, acrescentou o autarca socialista após a assinatura do protocolo de cooperação no âmbito da definição e operacionalização de ações no domínio da promoção da saúde, entre o município de Viana do Castelo e a Escola Superior de Saúde.

A autarquia passa, assim, a assegurar o apoio logístico e/ou técnico necessário à Escola Superior de Saúde, de acordo com as necessidades apresentadas e a disponibilidade do município. Além de apoiar a divulgação dos resultados das investigações produzidas na área da saúde mental, promoção da saúde, qualidade de vida e bem-estar que permitam apoiar a definição e políticas municipais neste âmbito. Também deve garantir as condições e acompanhamento adequados à integração e desenvolvimento de estágios de natureza curricular e/ou profissional que possam ter enquadramento nos serviços e respostas municipais.

Já à Escola Superior de Saúde compete, por sua vez, disponibilizar assessoria técnica especializada para a elaboração e concretização da estratégia municipal de saúde, assim como de outros estudos que venham a ser considerados fulcrais para a definição de políticas municipais no domínio da promoção da saúde.

Contribuir com pareceres ou indicações de cariz técnico-científico para prossecução de políticas municipais no domínio da promoção da saúde, que se “possam constituir em ganhos para a saúde da população”, é outro dos objetivos. Assim como apoiar a realização de atividades e intervenções no âmbito da promoção da literacia em saúde; facilitar o desenvolvimento de ações de capacitação em parceria, no domínio da promoção da saúde e da saúde mental, que venham a ser designadas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Câmara e Politécnico de Viana firmam acordo para promoção da saúde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião