Acordo de cereais no mar Negro prolongado por dois meses

  • Lusa
  • 17 Maio 2023

"Foi decidido prolongar por mais dois meses o acordo dos cereais no mar Negro", anunciou o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

O acordo sobre a exportação de cereais ucranianos pelo mar Negro foi prolongado por dois meses, anunciou esta quarta-feira o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

“Foi decidido prolongar por mais dois meses o acordo dos cereais no mar Negro”, firmado em julho de 2022, com a mediação da ONU e da Turquia, declarou o chefe de Estado turco sobre este acordo relativo à Ucrânia e à Rússia.

O Kremlin tinha afirmado na terça-feira que ainda havia “muitas questões sem resposta” a resolver antes de prolongar o acordo, que expirava na quinta-feira à noite.

“Graças aos esforços do nosso país, ao apoio dos nossos amigos russos e à participação dos nossos amigos ucranianos, decidiu-se prolongar por mais dois meses o acordo do corredor de cereais no mar Negro”, escreveu Erdogan na rede social Twitter, agradecendo o “sincero apoio” do Presidente russo, Vladimir Putin, a “colaboração construtiva” do seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, e os “esforços” do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, saudou o prolongamento do acordo dos cereais, considerando tratar-se de “uma boa notícia para o mundo”, embora admita “questões pendentes”. “Temos alguns desenvolvimentos positivos e significativos: a confirmação por parte da Federação Russa de continuar a sua participação na iniciativa do Mar Negro por mais 60 dias”, disse Guterres na sede na ONU, em Nova Iorque.

“Congratulo-me com esta decisão. A continuação é uma boa notícia para o mundo. As questões pendentes permanecem. Mas representantes da Rússia, Ucrânia, Turquia e das Nações Unidas continuarão a discuti-los”, acrescentou.

O acordo, que permitiu exportar nos últimos dez meses mais de 30 milhões de toneladas de cereais ucranianos e aliviar a crise alimentar global causada pela guerra, tinha anteriormente sido prolongado por 60 dias, a 19 de março. Em teoria, as renovações do pacto deveriam ser válidas por 120 dias, mas a Rússia disse que só aceitaria um prolongamento de 60 dias.

Moscovo afirma que, apesar de as exportações de cereais ucranianos terem sido retomadas, as exportações russas de fertilizantes e produtos alimentares continuam limitadas por obstáculos relacionados com as sanções impostas pelos países ocidentais após o início da guerra russa na Ucrânia, em fevereiro do ano passado.

O Presidente turco indicou ainda que se está a trabalhar para criar as condições para que o acordo se mantenha depois desta nova extensão de 60 dias, que termina a 17 de julho, e expressou esperança de alcançar um cessar-fogo duradouro entre a Rússia e a Ucrânia que leve a um acordo de paz.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Acordo de cereais no mar Negro prolongado por dois meses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião