Inflação na Zona Euro acelera para 7% em abril. Portugal abaixo da média

Depois de uma forte travagem em março, para 6,9%, a inflação homóloga na Zona Euro voltou a acelerar e atingiu 7% em abril. Pelo contrário, na UE, registou-se um abrandamento.

A taxa de inflação homóloga na Zona Euro acelerou para 7% em abril, revelam dados do Eurostat divulgados esta quarta-feira. Este agravamento dá-se depois da forte travagem em março, para 6,9%. Fica assim confirmada a quebra de uma série de cinco meses consecutivos de abrandamento da subida de preços nos países que utilizam o euro. Em Portugal, a inflação abrandou e ficou abaixo da média europeia.

Já na União Europeia (UE) a inflação teve o comportamento contrário da Zona Euro. A taxa desacelerou para 8,1% em abril, de acordo com o gabinete de estatísticas europeu.

Como já tem sido a tendência, a maior contribuição para a taxa de inflação anual da área do euro em abril veio da categoria de alimentação, álcool e tabaco, que avançou 2,75 pontos percentuais (pp). Seguiram-se os serviços (+2,21 pp), os bens industriais não energéticos (+1,62 pp) e a energia (+0,38 pp).

Olhando para o comportamento dos preços nos Estados-membros, em comparação com março, a inflação anual caiu em vinte e dois Estados-Membros e aumentou em cinco.

Portugal registou uma variação do índice harmonizado de preços no consumidor (IHPC), o indicador utilizado para a comparação europeia, de 6,9% em abril, abaixo da média da Zona Euro. Foi uma forte redução face aos 8% observados em março.

A taxa mais alta foi registada na Hungria (24,5%), seguindo-se a Letónia (15%) e a República Checa (14,3%). Por outro lado, Luxemburgo teve a inflação mais baixa no mês de abril (2,7%), com a Bélgica (3,3%) e Espanha (3,8%) a registar também variações mais moderadas.

(Notícia atualizada às 10h40)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação na Zona Euro acelera para 7% em abril. Portugal abaixo da média

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião