Subida dos juros irá reduzir investimento imobiliário na zona euro, prevê BCE

  • Lusa
  • 17 Maio 2023

Segundo os cálculos do BCE, um aumento das taxas de juro de curto prazo de um ponto percentual conduz a uma queda do investimento imobiliário na zona euro de cerca de 5% ao fim de três anos.

O Banco Central Europeu (BCE) prevê um fraco investimento imobiliário na zona euro devido às subidas das taxas de juro que tem vindo a efetuar desde julho do ano passado.

Os economistas do BCE consideram, num artigo do próximo boletim económico, publicado esta quarta-feira, que “os efeitos negativos do aumento das taxas de juro na zona euro deverão intensificar-se com o tempo“.

Em números, um aumento das taxas de juro de curto prazo de um ponto percentual conduz a uma queda do investimento imobiliário na zona euro de cerca de 5% ao fim de três anos, segundo os cálculos do BCE.

As projeções macroeconómicas de março do BCE já previam “uma queda prolongada e substancial do investimento imobiliário na zona euro este ano e no próximo“.

O artigo refere ainda que o investimento imobiliário na zona euro é menos volátil e menos afetado pela recente subida do preço do dinheiro do que nos EUA, onde o aumento de 1% das taxas de juro de curto prazo conduz a uma queda de 8% do investimento ao fim de três anos.

As subidas das taxas de juro nos EUA, que começaram mais cedo do que na zona euro e foram mais rápidas, tiveram um maior impacto no investimento imobiliário em 2022 do que na zona euro.

Num outro artigo do boletim económico, o BCE afirmou recentemente que as sete subidas das taxas de juro na área do euro desde julho do ano passado, até 3,75% atualmente, estão a ser repercutidas na economia real com um desfasamento.

A Reserva Federal (Fed) começou a subir as suas taxas de juro em março do ano passado, antes do BCE, e aumentou-as em pouco mais de um ano em cinco pontos percentuais, com dez subidas consecutivas, para um intervalo entre 5% e 5,25%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Subida dos juros irá reduzir investimento imobiliário na zona euro, prevê BCE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião