Maiores acionistas reduzem participação na Novabase para evitar OPA

Pedro Carvalho e a HNB, controlada por José Ferreira de Sousa, Luís Paulo Salvado e Álvaro Ferreira, cessam acordo parassocial após operação lançada pela tecnológica para controlar 17,91% do capital.

Na sequência da OPA parcial concluída em abril, em que a Novabase adquiriu cerca de 3,6 milhões de ações que não detinha, equivalente a 11,33% do capital, num investimento estimado de 17,3 milhões de euros e com o qual passou a deter 17,91% da empresa, os dois maiores acionistas pediram a suspensão do dever de lançar uma OPA geral, comprometendo-se a reduzir a sua posição na tecnológica.

Esta quinta-feira à tarde, num comunicado enviado à CMVM, a Novabase confirmou que os acionistas que até agora detinham 52,51% do capital – Pedro Carvalho e a HNB, controlada por José Ferreira de Sousa, Luís Paulo Salvado e Álvaro Ferreira – acordaram a “cessação antecipada do acordo parassocial entre eles celebrado em 30 de abril de 2021, com efeitos em 16 de maio de 2023”.

Após o término do acordo parassocial, o administrador Pedro Carvalho fica com uma posição de 7,53%, enquanto a holding HNB passa a controlar 41,08% do capital da empresa, que emprega 2.112 pessoas e que no ano passado faturou 163,4 milhões de euros e viu os lucros cresceram 2,4% em termos homólogos, para 8,9 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Maiores acionistas reduzem participação na Novabase para evitar OPA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião