Disney desiste de construir campus de 900 milhões na Flórida

  • Lusa
  • 19 Maio 2023

A Disney desistiu de construir um centro de acolhimento para os seus trabalhadores, perto do seu parque de atrações, na Flórida. Projeto estava avaliado em 900 milhões de dólares.

A Disney, em plena batalha política com o governador do Estado da Florida, Ron DeSantis, anunciou esta sexta-feira que renunciou a construir um centro de acolhimento para os seus trabalhadores, perto do seu parque de atrações.

O conglomerado norte-americano do entretenimento, envolvido em elevadas reduções de custo, justificou a sua decisão, que implica não investir 900 milhões de dólares, com um novo ambiente de negócios e “a evolução da conjuntura económica”, segundo informação aos trabalhadores consultada pela AFP.

“Decidimos não continuar com a construção do campus”, por aquelas razões, escreveu o responsável pelos parques de atração, Josh D’Amaro.

A decisão foi tomada também em contexto de fortes tensões políticas com as autoridades locais. Estas consideram a empresa demasiado progressista, depois de os seus dirigentes terem denunciado publicamente, em 2022, um projeto de lei que restringia o ensino de assuntos ligados à orientação sexual e a identidade de género nas escolas primárias da Florida.

O governador estadual, Ron DeSantis, que está a ganhar importância na direita norte-americana, em fevereiro acabou com o estatuto especial da Disney no Estado, que existia desde os anos 1960, e anunciou a construção de uma prisão junto da Disneyworld e novos impostos sobre os hotéis do grupo, que emprega 75 mil pessoas e atrai 50 milhões de visitantes por ano.

A Disney replicou, apresentando queixa, estimando que se tratava de uma “vingança dirigida” ao seu encontro para o punir por ter exercido a sua “liberdade de expressão”.

Figura da direita populista nos EUA, Ron DeSantis é visto como o rival mais sério de Donald Trump no processo de escolha do candidato republicano às próximas eleições presidenciais dos EUA.

A disputa de DeSantis com a Disney já começou, porém, a gerar críticas à direita, com alguns republicanos a atacar um posicionamento anti-empresas que vai contra a tradição do partido.

A dirigente do condado de Orange, que inclui a localidade de Lake Nona onde se deveria situar o centro de acolhimento, considerou “lamentável” a decisão da Disney. Mas, deplorou, “é uma consequência previsível quando o ambiente de trabalho entre o Estado da Florida e o meio empresarial não é inclusivo nem colaborativo”.

A Disney beneficiava desde os anos 1960 de um estatuto especial com diversas vantagens, como facilidades administrativas, autogestão dos seus locais ou crédito com condições vantajosas.

O grupo anunciou em julho de 2021 a sua intenção de solicitar a mais de dois mil empregados que se mudassem para a Florida.

Este projeto era promovido pelo antigo diretor-geral, Bob Chapek, que foi substituído em novembro de 2022 por Bob Iger, quando os resultados da Disney foram fragilizados pelo fraco desempenho da plataforma de transmissão em contínuo do grupo, a Disney+.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Disney desiste de construir campus de 900 milhões na Flórida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião