Moody’s melhora perspetiva da dívida soberana para “positiva”

  • ECO
  • 19 Maio 2023

O rating da dívida portuguesa manteve-se em “Baa2”. Desde 2021 que a agência não mexe no notação de Portugal.

A Moody’s decidiu, esta sexta-feira, melhorar de “estável” para “positiva” a perspetiva da notação da dívida soberana. A agência norte-americana manteve o rating de Portugal em Baa2.

A Moody’s justificou a sua decisão com as perspetivas de um “crescimento de médio prazo mais robusto”, em que o produto deve crescer “cerca de 2% em média nos próximos cinco anos” – superior à projeção anterior que apontava para 1,5-1,8%. O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) terá um “efeito positivo” na economia, tal como o turismo “dinâmico”, acredita a agência. Para este ano, é estimado um crescimento da economia de 2,2%, mais forte que na zona euro (0,8%), e de 2% para o próximo ano, uma vez que a inflação elevada e juros mais altos vão “desacelerar significativamente a procura doméstica”.

Outro argumento dado pela agência para melhorar o outlook de Portugal, que é a antecâmara de uma subida do rating, é o momento das Finanças Públicas. A Moody’s sublinha a redução do défice para 0,4% do PIB em 2022, face aos 5,8% e 2,9% dos anos da pandemia, respetivamente, 2020 e 2021. Para o futuro, espera do Governo “políticas orçamentais prudentes” e a retirada das “medidas de política relacionadas à energia” ao longo de 2023-24.

Para 2024, os analistas da Moody’s antecipam um rácio da dívida pública de 103% do PIB. “Embora ainda seja um nível alto, é quase 32 pontos percentuais abaixo do pico de 2020 e 13,7 pontos percentuais abaixo de 2019″, assinalam no comunicado. No entanto, as elevadas taxas de juro nos mercados devem “resultar num enfraquecimento gradual das métricas de acessibilidade da dívida de Portugal”.

Perante este cenário de juros altos e incerteza, a agência sublinha a “resiliência” dos bancos que mostram “níveis significativos de provisões, capitalização robusta e liquidez adequada”.

Considerada a “menos amiga” das agências de rating, a Moody’s reviu pela última vez, em alta, a notação da dívida soberana para “Baa2”, com perspetiva estável, a 17 de setembro de 2021.

Durante o ano passado, a Moody’s não se pronunciou sobre o país, ao contrário das outras três principais agências de rating. A Fitch subiu a notação da dívida portuguesa em outubro de 2022, seguindo as passadas da Standard & Poor’s (setembro de 2022) e a DBRS (agosto de 2022) – a única a colocar o rating na ‘liga A’.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Moody’s melhora perspetiva da dívida soberana para “positiva”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião