Moody’s volta a subir rating do Novobanco em dois níveis

Agência destaca redução do malparado e melhoria da rentabilidade e rácio de capital do banco liderado por Mark Bourke.

Nem um ano depois, a agência Moody’s voltou a subir o rating do Novobanco em dois níveis, com a notação de risco a saltar de “B2” para “Ba3”, ficando ainda a três degraus de sair da categoria “lixo”.

“A melhoria do BCA [baseline credit assessment] reflete a melhoria significativa dos indicadores de solvência do banco, em particular a melhoria dos níveis de qualidade dos ativos, a forte rentabilidade e a melhor capacidade de absorção de perdas na sequência da profunda reestruturação das operações do banco”, adianta a agência norte-americana esta quarta-feira, mantendo um outlook positivo, o que aponta para novas subidas nos próximos meses.

Os analistas destacam a redução dos ativos problemáticos em resultado da estratégia de redução de risco nos últimos anos, como previa o plano de reestruturação de Bruxelas que foi concluído com sucesso, mas consideram que o Novobanco “ainda detém um montante significativo de crédito malparado e de ativos imobiliários”.

O rácio de NPA (ativos não produtivos) caiu para 7,9% no final do ano passado e o rácio de NPL (empréstimos não produtivos) baixou para 5,3%, “o que ainda é acima da média do sistema bancário português de 3,5% no final de dezembro”. A Moody’s antecipa que estes níveis se mantenham estáveis nos próximos anos devido ao impacto da subida dos juros nas famílias e empresas, “pesando na qualidade dos ativos do banco”.

Por outro lado, a agência de notação de risco também dá nota positiva aos rácios de capital, frisando que “melhoraram significativamente no ano passado porque o banco está sujeito a uma proibição de dividendos” ao abrigo do acordo de capital contingente.

Em relação à rentabilidade, também melhorou e a Moody’s antecipa que continue a subir à medida que a subida dos juros se vai refletindo a toda a carteira de empréstimos, “enquanto o custo de financiamento cresce mais lentamente”.

O Novobanco registou lucros de 586 milhões de euros em 2022.

A Moody’s também aumentou o rating dos depósitos de longo prazo do Novobanco de “Ba3” para “Ba1” – aumento de dois níveis, ficando um passo do patamar de investimento de qualidade – e da dívida sénior de “B3” para “Ba3” –uma subida de três níveis.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Moody’s volta a subir rating do Novobanco em dois níveis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião