Presidente alemão pede desculpa pelos crimes nazis no gueto de Varsóvia

  • Lusa
  • 19 Abril 2023

A Polónia iniciou edta quarta as comemorações do 80.º aniversário da revolta do gueto de Varsóvia contra a ocupação nazi alemã durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

O presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, pediu esta quarta-feira desculpa pelos crimes cometidos pelo regime nazi, no 80.º aniversário da revolta dos judeus no gueto de Varsóvia, durante a II Guerra Mundial. “Estou diante de vocês hoje e peço perdão pelos crimes que os alemães cometeram aqui”, disse Steinmeier, o primeiro chefe de Estado alemão a discursar no monumento aos Heróis do Gueto.

A Polónia iniciou as comemorações do 80.º aniversário da revolta do gueto de Varsóvia contra a ocupação nazi alemã durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). A revolta foi o maior ato único de resistência judaica durante o Holocausto, no qual centenas de judeus atacaram os ocupantes nazis, e continua a ser um poderoso símbolo nacional para Israel.

O presidente de Israel, Isaac Herzog, e o presidente alemão, acompanhados do homólogo polaco Andrzej Duda, reuniram-se em frente ao monumento dos Heróis do Gueto, perto do Museu da História dos judeus polacos. Durante o dia, os três presidentes visitarão uma sinagoga em Varsóvia.

Em toda a cidade, mais de 3.000 voluntários distribuíram narcisos de papel em memória de Marek Edelman, o último combatente da revolta judaica, que morreu em 2009. O gueto de Varsóvia foi o maior de todos os guetos durante a Segunda Guerra Mundial.

Pelo menos 7.000 pessoas morreram nos confrontos, e outras 6.000 na sequência dos incêndios provocados pelos nazis em todo o distrito, que foi totalmente arrasado. Ao todo, cerca de seis milhões de judeus europeus morreram na guerra de extermínio levada a cabo pela Alemanha sob o regime nazi.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente alemão pede desculpa pelos crimes nazis no gueto de Varsóvia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião