Há três interessados na carteira Land Bank do Novobanco

  • Ana Petronilho
  • 12 Abril 2023

Norfin, Vanguard e os americanos Bain Capital estão a trabalhar em propostas para apresentar ao Novobanco sobre o portfólio Land Bank. Banco pede 385 milhões por cinco terrenos.

Há, pelo menos, três interessados nos cinco terrenos que o Novobanco quer vender até ao final deste ano, através do portfólio Land Bank. O ECO sabe que duas das maiores gestoras e promotoras portuguesas de ativos imobiliários, a Norfin e a Vanguard, estão na corrida. Somam-se ainda os americanos da Bain Capital, contam várias fontes conhecedoras do processo.

O ECO apurou ainda que os interessados estão a trabalhar nas propostas que vão ser apresentadas ao Novobanco. A gestora de investimentos Norfin está em contacto com vários investidores para desenhar a proposta que irá avançar.

Já a Vanguard está em conversações com parceiros estrangeiros para avaliar a possibilidade de criar um consórcio internacional, que iria avançar com propostas em vários negócios, sendo um deles o Land Bank, sabe o ECO. Questionado pelo ECO, o Novobanco não respondeu às perguntas até à hora da publicação deste texto.

Em causa estão cinco terrenos localizados nas regiões de Lisboa e do Algarve que entraram no mercado há duas semanas, pelos quais o Novobanco está a pedir 385 milhões de euros. Este será um dos maiores negócios imobiliários de 2023.

Do portefólio Land Bank fazem parte um terreno na zona das Amoreiras, em Lisboa, em frente ao hotel Dom Pedro, para onde chegou a ser pensada a sede do Novobanco. O imóvel conta com uma área de 130 mil metros quadrados para tem previsto o desenvolvimento de habitação, escritórios e retalho. O imóvel é da propriedade do banco desde 2014, depois da execução de dívidas à promotora Temple, do empresário Vasco Pereira Coutinho.

Ainda na capital, na zona do Parque das Nações, o banco quer vender um terreno em frente às instalações da Xerox com 88 mil metros quadrados de área, que também permite o desenvolvimento de um projeto de escritórios, serviços e retalho.

Já no concelho de Oeiras, junto ao TagusPark, está para venda um terreno inserido no empreendimento Cabanas Golf, que conta com uma área bruta de construção potencial de 80 mil metros quadrados para habitação, turismo e retalho

Na região do Algarve, o portefólio integra um terreno na marina de Portimão com mais de 110 mil metros quadrados, onde poderá vir a nascer habitação, turismo e retalho. Ali perto, junto à vila do Carvoeiro, na zona de Benagil, (concelho de Lagoa) fica o último destes ativos, que conta com mais de 68 mil metros quadrados onde podem ser construídos projetos turísticos ou residenciais. A venda dos terrenos está a cargo das consultoras JLL e CBRE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há três interessados na carteira Land Bank do Novobanco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião