Inês de Sousa Real reeleita porta-voz do PAN

  • Lusa
  • 20 Maio 2023

A líder do PAN foi reeleita com 72% dos votos. Após a eleição considerou que o país “está refém de muita instabilidade política” e exigiu ao Governo “vontade política e foco”.

Inês de Sousa Real foi hoje reeleita porta-voz do PAN, depois de a sua candidatura à Comissão Política Nacional ter conseguido 72% dos votos no IX Congresso do partido, e Nelson Silva conseguiu também lugares naquele órgão. A líder considerou que o país “está refém de muita instabilidade política” e exigiu ao Governo “vontade política e foco”.

Os resultados foram anunciados pela presidente da Mesa do Congresso, Alexandra Reis Moreira, d.epois de a votação, por voto secreto, ter decorrido durante a tarde. “Foi reeleita Inês Sousa Real como porta-voz do PAN”, foi anunciado em Matosinhos, no distrito do Porto.

Em 133 votos possíveis, a lista A “Pelas causas que nos unem”, conseguiu 97 votos (72%) e a lista B “Mais PAN, Agir para renovar” 35 votos (28%), tendo-se registado também um voto branco.

Com estes resultados, a lista de Inês de Sousa Real conseguiu 20 lugares na Comissão Política Nacional. A outra candidatura, encabeçada pelo ex-deputado Nelson Silva, conseguiu sete mandatos na Comissão Política Nacional, órgão alargado de direção.

No que toca ao Conselho de Jurisdição Nacional, a lista A obteve 98 votos, o que significou dois mandatos, e a lista B 34 votos, um mandato.

Os estatutos em vigor estipulam que o porta-voz do PAN é a pessoa que está em primeiro lugar na lista mais votada para a Comissão Política Nacional.

A deputada única é líder do PAN desde junho de 2021, quando foi a única candidata ao lugar no Congresso que decorreu em Tomar. A atual líder sucedeu a André Silva, o primeiro deputado que o partido teve na Assembleia da República.

A porta-voz do PAN, reeleita hoje para mais um mandato, considerou hoje que o país “está refém de muita instabilidade política” e exigiu ao Governo “vontade política e foco” e que leve a cabo “reformas estruturais”.

“Lamentavelmente, nas últimas semanas e no último ano o país tem estado refém de muita instabilidade política, que tem deixado em suspenso as reformas estruturais que não podemos perder oportunidade de fazer”, criticou Inês Sousa Real no discurso de encerramento do nono Congresso do PAN, no qual foi reeleita com larga maioria dos votos dos delegados.

Inês de Sousa Real afirmou que “Portugal tem neste momento uma oportunidade de aceder a fundos comunitários absolutamente estruturantes para o país, para a reforma e transição energética que é preciso ser feita, para promover a economia verde, para garantir uma fiscalidade também ela verde”.

“E, acima de tudo, que garantimos e construímos uma sociedade mais justa e que damos a quem precisa, ao invés de vermos milhões de euros a irem para quem mais polui e quem mais lucra. Isto não é justiça fiscal e não é a sociedade que almejamos construir”, apontou.

Considerando que o Governo tem “faltado às famílias, e isto não pode acontecer”, Sousa Real salientou que “tem de existir vontade política e foco”. “Não podemos estar perdidos na instabilidade que temos vivido”, defendeu

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inês de Sousa Real reeleita porta-voz do PAN

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião