Não existe agravamento de crédito malparado nas empresas, diz Paulo Macedo

  • Lusa
  • 23 Maio 2023

“As taxas de juro são talvez o quarto, quinto ou sexto problema das empresas", diz o presidente executivo do banco público.

O presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos (CGD), Paulo Macedo, disse esta terça-feira que não existe “qualquer agravamento de crédito malparado nas empresas”, garantindo que as taxas de juro não são o maior problema neste segmento.

Em declarações à margem de um “Encontros Fora da Caixa” que decorreu na Maia, o gestor garantiu que não existe “qualquer agravamento do crédito malparado nas empresas”, destacando que “felizmente tiveram um excelente ano de 2022. E estão a ter um bom princípio de 2023, dependendo dos setores”.

Segundo Paulo Macedo, “as taxas de juro são talvez o quarto, quinto ou sexto problema das empresas”. O presidente da CGD, citando empresários, apontou para “o custo das matérias-primas”, “o aumento do custo da energia” e “o custo de mão-de-obra e a sua escassez”, destacou.

O presidente da CGD acredita que “a inflação ainda precisa de descer significativamente antes de as taxas de juro voltarem a descer”, recordando que o “que está previsto é que as taxas de juro, de acordo com os analistas” subam “ainda alguma coisa, não muito significativamente e ainda fiquem durante algum tempo num patamar mais alto do que estão hoje, não muito mais, mas mais alto e depois comecem a descer”.

Questionado sobre o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Paulo Macedo disse que “o PRR teve uma revisão” que lhe “parece positiva”. “Há um grande empenho e fiscalização para o PRR ter sucesso. O que nós todos esperamos é que de facto seja executado. Passou o tempo de discutir o PRR e estamos numa fase de execução”, referiu, salientando, no entanto, que é “preciso saber qual é o retorno”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Não existe agravamento de crédito malparado nas empresas, diz Paulo Macedo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião