“Faremos a inflação regressar aos 2% no médio prazo”, garante Lagarde

  • ECO
  • 24 Maio 2023

Embora considere que a inflação deverá continuar elevada "durante um tempo demasiado longo", a presidente do Banco Central Europeu garante que fará regressar a inflação aos 2% "no médio prazo".

“Faremos a inflação regressar ao nosso objetivo de 2% no médio prazo”. A garantia é dada pela presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, num artigo de opinião publicado esta quarta-feira no Público (acesso pago), no qual prevê, ainda assim, que a inflação deverá continuar elevada “durante um tempo demasiado longo”.

Depois de, em abril, a inflação na Zona Euro ter voltado acelerar, subindo para os 7%, Christine Lagarde afirma que as taxas de juro diretoras serão fixadas e mantidas “em níveis suficientemente restritivos durante o tempo que for necessário”, de modo a “assegurar o retorno atempado da inflação” ao objetivo do BCE.

“Num mundo de incerteza, o BCE tem sido, e continuará a ser, uma âncora de estabilidade fiável”, sublinha a líder da instituição, apontando que “as crescentes rivalidades geopolíticas podem levar a que economia mundial se torne cada vez mais volátil no futuro”. “A pandemia e a injustificada guerra da Rússia contra a Ucrânia demonstraram que a estabilidade não pode ser considerada um dado adquirido”, lembra.

No mesmo artigo, Lagarde defende a integração dos mercados de capitais da Europa, já que assim “pode facilitar melhor o investimento nos setores ecológico e digital”, e a conclusão da união bancária, através da qual se pode “assegurar que o setor bancário contribui para atenuar os riscos em futuras crises, em vez de os amplificar”.

Lembrando as crises durante o primeiro quartel deste século — a grande crise financeira e a crise das dívidas soberanas e da pandemia –, a líder do BCE realça que a união monetária saiu mais forte de cada uma delas. “Temos agora de tirar partido dessa força interior”, frisa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Faremos a inflação regressar aos 2% no médio prazo”, garante Lagarde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião