Comissão Europeia aprova fusão entre UBS e Credit Suisse

Bruxelas conclui que a operação não levanta problemas de concorrência no Espaço Económico Europeu.

A Comissão Europeia aprovou “incondicionalmente” a fusão entre os bancos suíços Credit Suisse e UBS. Numa nota enviada à comunicação social, Bruxelas adianta que a transação não coloca problemas de concorrência no Espaço Económico Europeu (EEA), do qual faz parte a Suíça.

“Com base na sua investigação de mercado, a Comissão considerou que a concentração [dos dois bancos] não reduziria significativamente a concorrência nos mercados em que as suas atividades se sobrepõem no EEA”, refere a Comissão Europeia em comunicado.

Além disso, a análise da Comissão Europeia concluiu ainda que a nova instituição que resultou da concentração dos dois bancos suíços “continuará a enfrentar uma pressão concorrencial significativa por parte de um vasto leque de concorrentes em todos os mercados europeus, incluindo de vários grandes bancos mundiais, bem como de fornecedores especializados e fortes operadores locais.”

A compra do Credit Suisse pelo UBS foi formalizada no fim de semana de 19 de março, após as ações do Credit Suisse terem afundado cerca de 25% na semana anterior, e com o UBS a passar um cheque de mais de 3 mil milhões de euros.

O aval da Comissão Europeia para a consumação do negócio entre os dois bancos salienta ainda que “o risco de danos sistémicos para terceiros e para o setor bancário compensava qualquer ameaça potencial para a concorrência resultante de um encerramento antecipado da operação.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Comissão Europeia aprova fusão entre UBS e Credit Suisse

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião