Hoje nas notícias: spreads, preço das casas e apoios ao gás

  • ECO
  • 25 Maio 2023

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A CGD vai cortar spreads a famílias que encaixem no crédito bonificado. A Comissão Europeia vê como “improvável” uma queda acentuada dos preços das casas em Portugal. O IAPMEI não vai lançar mais candidaturas ao programa de apoio ao custo do gás por causa da “forte descida do preço do gás nos últimos meses”. Conheça estas e outras notícias em destaque na imprensa nacional esta quinta-feira.

CGD vai cortar spreads a famílias que encaixem no crédito bonificado

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai cortar o spread pago pelas famílias que encaixem no crédito bonificado, uma medida apresentada pelo Governo para mitigar o aumento do custo de vida e que entrou recentemente em vigor. A medida, segundo o presidente executivo do banco público, avançará na segunda metade deste ano como forma de “complementar os esforços do Governo”.

Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago)

É “improvável” queda acentuada dos preços das casas em Portugal, diz Bruxelas

A Comissão Europeia considera que os preços da habitação em Portugal vão continuar a crescer, embora mais devagar do que nos últimos anos. Porém, é “improvável” que venham a cair de forma acentuada no futuro próximo, porque há e continuará a haver poucas casas a entrar no mercado, a par de uma “procura forte por parte de investidores estrangeiros”, refere o Executivo comunitário, num dos documentos da avaliação ao país no âmbito do Semestre Europeu 2023.

Leia a notícia completa no Dinheiro Vivo (acesso livre)

Governo retira programas de apoio ao custo do gás a partir de julho

O Governo vai pôr fim ao programa do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação para apoiar a fatura energética das indústrias consumidoras de gás natural. Para o Executivo, não se justificam mais subsídios, embora o valor dos apoios pagos ainda esteja longe dos 235 milhões de euros de dotação total “afeta à globalidade das modalidades” do “Apoiar Indústrias Intensivas em Gás”, em “todas as fases de candidatura”.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Louçã prevê que Marcelo esperará desgaste do Governo

O fundador do Bloco de Esquerda (BE) Francisco Louçã acusou o primeiro-ministro de ter “rompido a aliança” com o Presidente da República ao manter o ministro das Infraestruturas no cargo para provocar eleições antecipadas ou afetar Marcelo Rebelo de Sousa, disse em entrevista à Rádio Renascença e ao Público. O ex-porta-voz do partido admite que um cenário de eleições antecipadas é agora mais “provável” e que João Galamba se tornou “irremodelável”, mas prevê que o Presidente esperará “que o Governo se vá desgastando”.

Leia a notícia completa na Rádio Renascença (acesso livre)

“O SIS fez aquilo que lhe competia fazer”, diz ex-secretário-geral

Júlio Pereira, ex-chefe máximo do SIRP, considera que foi legítima a atuação do Serviço de Informações de Segurança (SIS) na recuperação do computador do Estado que estava na posse do ex-adjunto do ministro das Infraestruturas, João Galamba. “Comportou-se em linha com aquilo que são as suas missões, com dignidade e sentido de responsabilidade e essa entidade é o SIS”, declarou, no programa de debate da RTP “É ou não é”.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: spreads, preço das casas e apoios ao gás

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião