“É mais fácil mudar de instituições do que mudar de povo”, avisa Marcelo

Marcelo lembrou ainda que é preciso garantir "a máxima utilização dos fundos" europeus, dado que "gerir bem os fundos não é para ter sucesso politico imediato", mas para "o país ter sucesso".

O Presidente da República elogiou esta sexta-feira os empresários pelo papel “decisivo” que têm tido a suportar o país e defendeu que quando as instituições mudam e se afastam do povo “é mais fácil mudar de instituições do que mudar de povo”. Marcelo Rebelo de Sousa lembrou ainda que é preciso garantir “a máxima utilização dos fundos” europeus, dado que “gerir bem os fundos não é para ter sucesso político imediato”, mas para “o país ter sucesso a médio e a longo prazo”.

Quando o poder entra em descolagem em relação ao povo não é o povo que muda, é o poder que muda”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, durante a comemoração do segundo aniversário da Associação Empresarial do Minho, em declarações transmitidas pela RTP3, acrescentando que “é mais fácil mudar de instituições do que as instituições mudarem de povo”.

“Ou as instituições percebem que têm de mudar ou então a realidade muda independentemente das instituições”, vaticinou ainda o Chefe de Estado, sublinhando que este não é um “apelo” exclusivo português.

O Presidente da República enalteceu ainda o papel “decisivo” dos empresários, bem como das empresas a suportar o país em situações de crise e voltou a lembrar a importância de “garantir máxima utilização dos fundos”, bem como da aposta na transição energética e do hidrogénio verde.

“É fundamental que o país assuma o que isso significa porque é uma aposta de fundo para umas décadas”, apontou o Chefe de Estado, sublinhando que não estava apenas a referir-se ao PRR e ao PT2030. “Gerir bem os fundos não é para ter sucesso político imediato para uns ou para outros. É para o país ter sucesso a médio e a longo prazo“, avisou.

“Se depois houver efeitos colaborais que beneficiam A,B,C ou D isso são efeitos colaterais, não são efeitos principais”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, acrescentando que “para os empresários, trabalhadores e empresas isso é muito visível”. “Tem de haver visão do que é preciso construir no futuro”, concluiu.

(Notícia atualizada pela última vez às 17h45)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“É mais fácil mudar de instituições do que mudar de povo”, avisa Marcelo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião