Onde é mais barato carregar o carro elétrico? Já há um comparador de preços

ERSE disponibiliza lista para comparar a oferta dos vários comercializadores de eletricidade para a mobilidade elétrica. Ferramenta não exige a introdução de dados e pretende reforçar literacia.

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) lançou esta segunda-feira uma ferramenta que permite consultar a lista de ofertas dos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME). Em comunicado, a entidade enquadra o lançamento da ferramenta no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Energia.

A ferramenta disponibilizada pela ERSE não exige a introdução de quaisquer dados, sendo que esta lista permite aos utilizadores consultar os preços e condições das ofertas comerciais dos CEME disponíveis no mercado.

Através da lista, os utilizadores dos veículos elétricos (UVE) podem saber qual o preço cobrado pelo respetivo CEME para carregar o seu veículo na rede de acesso público da mobilidade elétrica.

O valor apresentado inclui “todos os custos associados ao aprovisionamento de eletricidade e à sua comercialização, as tarifas de Acesso às Redes para a mobilidade elétrica e a tarifa da EGME (entidade gestora da rede de mobilidade elétrica) aplicável aos CEME”, esclarece a ERSE em comunicado.

No entanto, na fatura emitida pelo CEME ao utilizador, o preço final inclui ainda as restantes componentes do preço que não estão incluídas nesta ferramenta da ERSE. Entre as componentes não incluídas, a ERSE destaca o “serviço prestado pelo operador do ponto de carregamento (OPC), que disponibiliza a infraestrutura de carregamento”, bem como “taxas e impostos”.

As ofertas dos OPC podem ser consultadas no site da Entidade Gestora da rede de Mobilidade elétrica, MOBI.E, esclarece a ERSE.

Com o lançamento desta lista, a ERSE pretende reforçar a literacia dos consumidores de energia, bem como a confiança e o envolvimento dos utilizadores dos veículos elétricos que utilizam a rede de acesso público da mobilidade elétrica. Em paralelo, a ERSE pretende ainda simplificar o acesso à informação das ofertas comerciais disponibilizadas por todos os comercializadores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Onde é mais barato carregar o carro elétrico? Já há um comparador de preços

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião