Nvidia torna-se na primeira empresa de chips a ultrapassar a fasquia de 1 bilião de dólares

  • ECO
  • 30 Maio 2023

Os bons resultados do primeiro trimestre apresentados recentemente fizeram as ações disparar mais de 76% e, com isso, colocaram a Nvidia na liga do "bilião".

A Nvidia superou hoje uma barreira até há pouco tempo impensável. De acordo com dados da Reuters, a empresa liderada por Jensen Huang tornou-se na primeira empresa de semicondutores a superar a barreira de 1 bilião de dólares de capitalização bolsista.

Atualmente, as ações da Nvidia estão a valorizar mais de 6% na bolsa norte-americana do Nasdaq, com os títulos a negociarem acima dos 400 dólares pela primeira vez na sua história.

O feito alcançado pela empresa de chips foi conseguida, em grande parte, pelo desempenho recente das ações, como resposta aos resultados do primeiro trimestre apresentados recentemente que bateram largamente as expectativas dos analistas.

Este ano, os títulos da Nvidia acumulam uma valorização de 176%, sendo que só na última semana valorizaram cerca de 30%.

A entrada no clube de 1 bilião de dólares de capitalização bolsista ocorre após 24 anos desde da oferta pública inicial (IPO em inglês), que teve lugar a 22 de janeiro de 1999.

“A Nvidia é a estrela da inteligência artificial na atualidade”, referiu Thomas Hayes, presidente da Great Hill Capital, citado pela Reuters.

Na segunda-feira, a empresa anunciou que está a construir o supercomputador de inteligência artificial mais poderoso de Israel para responder à crescente procura dos clientes por aplicativos de IA.

Entre as outras quatro maiores tecnológicas norte-americanas que também já atingiram a fasquia de “1 trillion“, a Nvidia foi a terceira que entrou no clube mais rapidamente. Apenas foi superada pela Amazon e pela Alphabet, que alcançaram esse feito ao fim de 21 e 17 anos desde a sua entrada em bolsa, respetivamente.

Tanto a Microsoft e a Apple só atingiram uma capitalização bolsista acima de 1 bilião de dólares ao fim de mais de 30 anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nvidia torna-se na primeira empresa de chips a ultrapassar a fasquia de 1 bilião de dólares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião