Ações de empresas de semicondutores disparam à boleia da inteligência artificial

As ações da Nvidia estão a subir mais de 30% a menos de uma hora da abertura do mercado e a contagiar tanto o setor dos semicondutores como das tecnológicas.

O universo da inteligência artificial está mudar várias indústrias e a provocar autênticas revoluções no mercado do trabalho e em tantos outros setores de atividade.

Na Bolsa, o efeito da inteligência artificial está esta quinta-feira a puxar pelas cotações das ações das empresas de semicondutores, com os títulos da holandesa ASML e da taiwanesa TSMC a subirem 5,2% e 3,4%, respetivamente.

No entanto, são as ações da Nvidia que mais brilham. A menos de uma hora da abertura de Wall Street, os títulos da tecnológica norte-americana estão a disparar mais de 30%.

A atual valorização das ações da Nvidia coloca a empresa, que desenha e comercializa chips utilizados em data centers e em várias outras aplicações que recorrem à inteligência artificial, a negociar com uma capitalização bolsista superior a 900 mil milhões de euros. Só este ano, as ações da Nvidia mais do que duplicaram de valor.

A dar força à subida dos títulos da Nvidia estão os resultados do primeiro trimestre, que foram apresentados na quarta-feira, e que mostraram receitas 50% acima das estimativas dos analistas.

No entanto, o sentimento bullish em redor dos títulos da Nvidia está a ser criado por a empresa ter revelado que está a aumentar a sua oferta para satisfazer a crescente procura pelos seus chips que são utilizados em aplicações de inteligência artificial, como por exemplo para alimentar o ChatGPT e muitos serviços semelhantes.

O efeito de contágio da Nvidia a outras empresas de semicondutores é explicada por a Nvidia não fabricar os seus chips. Prefere recorrer à TSMC, um dos fabricantes de chips mais avançados do mundo, para fabricar os processadores; e a TSMC depende das máquinas da ASML, necessárias para fabricar os semicondutores mais avançados do mundo.

O mesmo sentimento positivo está também a atingir as ações das maiores tecnológicas mundiais, como a AMD, Alphabet e Microsoft, que se preparam para abrir a sessão a subir 9%, 3,2% e 2,4%, respetivamente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ações de empresas de semicondutores disparam à boleia da inteligência artificial

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião