SNTSF/Fectrans desconvoca greve na CP esta quarta-feira. Só revisores mantêm paralisação

  • Lusa
  • 30 Maio 2023

Sindicatos da CP dividiram-se após reunião com a tutela sobre a greve marcada para esta quarta-feira. Só o sindicato dos revisores optou por manter a paralisação.

Os sindicatos da CP que convocaram greve para quarta-feira dividiram-se depois de uma reunião com o secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco, tendo o SNTSF/Fectrans decidido desconvocar a paralisação e o SFRCI optado por manter.

Em declarações à Lusa, José Manuel Oliveira, da Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans), adiantou que a organização e o Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário (SNTSF) decidiram desconvocar a greve depois da reunião desta terça com o governante. O sindicalista apontou um “conjunto de algumas garantias transmitidas pelo secretário de Estado” e um acordo com a CP, indicando que irão “continuar um processo de negociação”.

“Esta é uma fase intermédia”, disse, destacando que nas questões relativas ao número de tripulantes por comboio “há algumas garantias do secretário de Estado que renovam o que foi acordado em 2018”. Em causa está, entre outras coisas, a questão do agente único, segundo a qual os comboios vazios poderiam circular apenas com maquinista.

De acordo com José Manuel Oliveira, serão agora “marcadas reuniões mais particulares com o secretário de Estado para discutir alguns problemas do setor ferroviário”, incluindo “as questões que têm a ver com a segurança na circulação”. Este acordo traduz-se num aumento intercalar de 50 euros por mês, indicou.

“Há resolução de alguns problemas que colocamos e vamos continuar a discutir e a negociar com a empresa outras matérias”, concluiu. Por sua vez, Luís Bravo, do Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI), disse à Lusa que a estrutura mantém o pré-aviso de greve para quarta-feira.

Fomos afetados com a questão da retirada dos revisores das marchas, vamos perder postos de trabalho e estamos a ser, na distribuição do aumento complementar, discriminados face a outros trabalhadores”, lamentou. Referindo-se à decisão do Estado de conceder um aumento intercalar de 1%, Luís Bravo disse que a CP, com a “urgência do acordo com o sindicato dos maquinistas”, acabou por “absorver grande parte desse orçamento”, ficando os outros trabalhadores “muitos lesados”.

Há esta falta de equidade que está a gerar desigualdades incompreensíveis. E põe em causa os nossos postos de trabalho”, disse, indicando que “o secretário de Estado ouviu, está a avaliar as questões”, mas não deu ainda resposta. Por isso, “não temos condições para levantar o pré-aviso”, concluiu. O outro sindicato que convocou greve, o SINFA – Sindicato Independente dos Trabalhadores Ferroviários, das Infraestruturas e Afins, também “acompanhou a posição” da Fectrans e do SNTSF, disse José Manuel Oliveira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

SNTSF/Fectrans desconvoca greve na CP esta quarta-feira. Só revisores mantêm paralisação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião