easyJet com 150 voos cancelados nos dois primeiros dias de greve dos tripulantes

  • Ana Petronilho
  • 28 Maio 2023

No primeiro dia de greve, foram cancelados 78 voos a que se somam 72 voos que não operaram este domingo, dos quais 38 em Lisboa, 26 no aeroporto Sá Carneiro, no Porto, e 8 em Faro.

A low cost britânica easyJet viu 150 voos cancelados nos dois primeiros dias da greve dos tripulantes de cabine da companhia.

Segundo os números avançados ao ECO pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), que convocou o protesto que se vai arrastar por cinco dias de forma intermitente, na passada sexta-feira, o primeiro dia de greve, foram cancelados 78 voos a que se somam 72 voos que não operaram este domingo, dos quais 38 em Lisboa, 26 no aeroporto Sá Carneiro, no Porto, e 8 em Faro.

No total, durante os cinco dias de greve (26, 28 e 30 de maio e 01 e 03 de junho) a easyJet iria operar 460 voos e por causa da greve acabou por cancelar 386, ficando garantidos 74 voos através dos serviços mínimos.

Os tripulantes de cabine da easyJet protestam pela “melhoria das condições salariais e de trabalho”, numa altura em que decorrem as negociações para o novo Acordo de Empresa. Em causa estão aumentos salariais para os cerca de 530 tripulantes portugueses da companhia low cost britânica. Os trabalhadores nacionais reclamam uma subida acima dos 10% tal como foi decidido para os tripulantes de cabine da easyJet noutros países.

Além disso, os tripulantes reclamam uma maior antecedência na marcação de escalas, passando de 36 para 48 horas, como nas operações europeias.

Segundo o SNPVAC – que não descarta novas paralisações – este domingo, a greve na teve uma de adesão de 100%, mas a companhia aérea diz que 40% dos trabalhadores escalados apresentaram-se ao serviço nos respetivos aeroportos, ou seja, a adesão à greve será de 60%.

Isso significa que a greve teve “menos impacto”, do que a paralisação de sexta-feira, a meio do dia, que teve uma adesão de cerca de 70%.

A paralisação abrange “todos os voos realizados pela easyJet”, bem como os “demais serviços a que os tripulantes de cabine estão adstritos”, cujas “horas de apresentação ocorram em território nacional com início às 00:01 e fim às 24:00 de cada um dos dias” mencionados, lê-se no pré-aviso de greve, divulgado pelo sindicato.

Quando a paralisação foi marcada, a easyJet disse ter ficado “extremamente desapontada” com a convocação da greve, considerando a proposta do sindicato de aumentos entre os 63% e os 103% “impraticável”, e anunciou que ia fazer alterações nos voos antes da greve, para mitigar o impacto nos clientes.

 

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

easyJet com 150 voos cancelados nos dois primeiros dias de greve dos tripulantes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião