Alemanha ordena encerramento de quatro dos cinco consulados russos

  • Joana Abrantes Gomes
  • 31 Maio 2023

A medida, que é uma retaliação de um decreto russo, reflete o agravamento das relações entre Moscovo e Berlim desde que a Rússia iniciou a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022.

A Alemanha ordenou esta quarta-feira à Rússia o encerramento de quatro dos cinco consulados russos no país, como retaliação por Moscovo ter limitado o número de funcionários da embaixada alemã a um máximo de 350. Deste modo, a Rússia só poderá continuar a funcionar com a embaixada em Berlim e um consulado.

De acordo com o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão, a medida visa criar uma “paridade de pessoal e de estruturas” entre os dois países.

Christofer Burger disse que o Kremlin tinha “dado um passo de escalada” ao limitar a presença alemã em Moscovo. “Esta decisão injustificada está a forçar o Governo alemão a fazer um corte muito significativo em todas as áreas da sua presença na Rússia“, explicou.

“Isto foi comunicado hoje ao Ministério dos Negócios Estrangeiros russo”, acrescentou o porta-voz, notando que, com a guerra na Ucrânia, “simplesmente não há base” para muitas atividades bilaterais entre os dois países.

No sábado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão anunciou que centenas de funcionários públicos e empregados locais que trabalham para instituições alemãs na Rússia teriam de deixar o país ou perder os seus empregos. Embora a ordem se aplique aos funcionários dos consulados e das embaixadas, a maioria das pessoas afetadas trabalha em órgãos culturais e escolas.

O decreto de Moscovo significa assim que os consulados alemães em Kaliningrado, Yekaterinburg e Novosibirsk serão encerrados, deixando apenas em funcionamento a embaixada alemã em Moscovo e o consulado em São Petersburgo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alemanha ordena encerramento de quatro dos cinco consulados russos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião