Inflação homóloga abranda para 4% em maio com ajuda do “IVA zero”

A taxa de inflação homóloga abrandou de 5,7% em abril para 4% em maio, com o contributo da medida do "IVA zero". É o sétimo mês consecutivo de abrandamento de preços.

A taxa de inflação homóloga terá abrandado para 4% em maio, de acordo com a estimativa rápida divulgada esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Trata-se de um recuo de 1,7 pontos percentuais face à variação de 5,7% registada em abril no Índice de Preços no Consumidor (IPC). E será o sétimo mês consecutivo de abrandamento na subida dos preços, cujo ritmo é o mais baixo desde janeiro de 2022 (3,34%) — isto é, antes do início da guerra na Ucrânia.

É preciso ter em conta que a comparação é feita com maio do ano passado, mês em que os preços dispararam por causa da guerra, tendo a variação do IPC atingido os 8%. Isso explica em parte a desaceleração, refere o INE, que fala num “efeito de base resultante do aumento de preços da eletricidade, do gás e dos produtos alimentares” no mesmo mês do ano passado, por causa da guerra.

No entanto, neste mês de maio, a subida dos preços também abrandou por causa de uma medida do Governo, o “IVA zero”. A isenção do IVA num conjunto de 46 categorias de alimentos entrou em vigor a 18 de abril, pelo que maio é o primeiro mês em que se pode avaliar o efeito completo da medida.

Fonte: INEFonte: INE

Desconstruindo os indicadores, o INE nota que a descida dos preços dos produtos energéticos acelerou de -12,7% em abril para -15,5% em maio, em termos homólogos. Já o índice relativo aos produtores alimentares não transformados desacelerou, na variação homóloga, de 14,1% em abril para 8,9% em maio.

Na variação em cadeia, o IPC em maio terá ficado 0,7% abaixo do registado em abril, também um abrandamento face ao avanço de 0,6% registado em abril face a março.

No que toca ao indicador de inflação subjacente, que exclui os produtos alimentares não transformados e energéticos, este terá desacelerado para 5,5% em maio, face ao período homólogo, isto é, menos 1,1 pontos percentuais face aos 6,6% registados no mês precedente.

Já o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC), que permite a comparação entre países europeus, terá abrandado para 5,4% face a maio de 2022, o que representa também um recuo face a abril (era de 6,9%).

Medina garante “menos sobressalto” e “mais segurança”

Fernando Medina considerou que estas são “boas notícias para a economia portuguesa, para as famílias portuguesas e para as empresas”. Em declarações à SIC Notícias, o ministro das Finanças disse ainda que a expectativa é que a inflação continue a cair e que tenhamos “vários meses, ainda este ano, com inflação abaixo dos 3%”.

“Teremos uma tendencial estabilização”, afirmou, acrescentando que isso se traduz em “menos sobressalto para as famílias e mais segurança sobre aquilo que vão ser os seus rendimentos reais”.

Medina destacou ainda o contributo da medida “IVA Zero” para o abrandamento da inflação e recordou que, ao mesmo tempo que a inflação desacelera, “está a entrar um conjunto de apoios muito vasto para as famílias”, destacando o apoio mensal às famílias mais vulneráveis, o apoio às rendas e a redução adicional do IRS para quem tem três ou mais filhos. E lembrou ainda que, no segundo semestre, entrarão em vigor as novas tabelas de retenção na fonte de IRS.

(Noticia atualizada pela última vez às 12h40 com declarações de Fernando Medina)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação homóloga abranda para 4% em maio com ajuda do “IVA zero”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião