Capacidade de produção das renováveis deverá triplicar este ano, estima AIE

Segundo a AIE, a capacidade global de energias renováveis deverá aumentar em 107 gigawatts (GW), o maior aumento absoluto de sempre, para mais de 440 GW, em 2023.

A capacidade mundial de produção de eletricidade a partir de fontes renováveis deverá multiplicar-se por três este ano face ao aumento dos preços dos combustíveis fósseis e as preocupações com a segurança energética, dois fatores que, segundo a Agência Internacional de Energia “impulsionam uma forte implantação da energia solar fotovoltaica e eólica“.

Num relatório publicado esta quinta-feira, a agência liderada por Fatih Birol antecipa que o crescimento verificado este ano deverá manter a tendência de crescimento também no próximo, fazendo com que a capacidade mundial de produção de energia renovável aumente para 4.500 gigawatts (GW). Este valor é “o que equivale à produção total de eletricidade da China e dos Estados Unidos em conjunto”, lê-se na publicação.

Desta forma, a capacidade global de energias renováveis deverá aumentar em 107 gigawatts (GW), o maior aumento absoluto de sempre, para mais de 440 GW em 2023. Esta expansão dinâmica está a ocorrer nos principais mercados mundiais, no entanto, a AIE destaca o papel da China que está a consolidar a sua posição de liderança e deverá representar quase 55% das adições globais de capacidade de energia renovável em 2023 e 2024.

“A energia solar e a energia eólica estão a liderar a rápida expansão da nova economia energética global. Este ano, o mundo deverá adicionar uma quantidade recorde de energias renováveis aos sistemas de eletricidade — mais do que a capacidade total de energia da Alemanha e da Espanha juntas”, indica o diretor-executivo da AIE.

Solar vai impulsionar crescimento

As adições de energia solar fotovoltaica serão responsáveis por dois terços do aumento da capacidade de produção de energia renovável este ano e deverão continuar a crescer em 2024, de acordo com o relatório.

Ao mesmo tempo, prevê-se que a capacidade de fabrico de todos os segmentos de produção de energia solar fotovoltaica mais do que dupliquem, atingindo os 1.000 GW até 2024, liderada pela China e pela crescente diversificação da oferta nos Estados Unidos, na Índia e na Europa. Com base nestas tendências, a entidade prevê que o mundo terá capacidade de fabrico de energia solar fotovoltaica suficiente em 2030 para satisfazer confortavelmente o nível de procura anual previsto no cenário de emissões zero líquidas, até 2050 da AIE.

a aposta nas eólicas deverá crescer 70% em 2023, face ao ano anterior, devido à conclusão da construção de projetos que ficaram parado por causa do ano da pandemia da Covid-19.

Em contraste com a energia solar fotovoltaica, as cadeias de abastecimento de turbinas eólicas não estão a crescer suficientemente depressa para acompanhar a aceleração da procura a médio prazo. Isto deve-se principalmente ao aumento dos preços das matérias-primas e aos desafios da cadeia de abastecimento, que estão a reduzir a rentabilidade dos fabricantes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Capacidade de produção das renováveis deverá triplicar este ano, estima AIE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião