“Continua a haver enorme insatisfação nos utentes e profissionais” do SNS, admite Fernando Araújo

Diretor do Serviço Nacional de Saúde (SNS) reconhece que "continua a haver" utentes e profissionais insatisfeitos e lembrou que há mudanças que vão levar anos ou décadas a terem impacto.

O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo, admitiu esta quinta-feira que “continua a haver uma enorme insatisfação dos utentes e profissionais” em relação ao SNS. “Se continuarmos com as mesmas políticas, seguramente não vamos conseguir obter resultados”, defendeu.

Fernando Araújo interveio na cerimónia do sétimo aniversário da Altice Labs, o polo tecnológico da Altice Portugal, localizado em Aveiro, em que as exportações já valem 85% das receitas.

Salientando que “todos os países ocidentais” estão a enfrentar estes desafios, o responsável defendeu uma “aposta franca na prevenção da doença” e lembrou que, apesar do aumento significativo das verbas do Orçamento do Estado para a Saúde nos últimos anos, as “políticas podem demorar anos ou décadas a terem resultados impactantes”.

Aproveitando uma plateia maioritariamente composta por profissionais de tecnologia e telecomunicações, o diretor executivo do SNS enalteceu que uma das respostas “é a inovação” como “instrumento para conseguirmos mudanças disruptivas que tragam melhorias a curto e médio prazo”.

De seguida, Fernando Araújo foi dando exemplos de tecnologias inovadoras na Saúde e salientou que “a tecnologia é uma ferramenta essencial” para mudar os sistemas de saúde. “Estamos muito atentos e motivados a acompanhar esta mudança”, atirou.

Um dos exemplos destacados e que, segundo o responsável, está a “revolucionar” os cuidados de saúde, é “a recolha de dados biológicos” — “em muitos casos sem custos porque os utentes recolhem de forma passiva esses dados”, contribuindo para a prevenção, o diagnóstico e até a investigação científica.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Continua a haver enorme insatisfação nos utentes e profissionais” do SNS, admite Fernando Araújo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião