Desemprego na Zona Euro desce para 6,5% em abril

Segundo o gabinete de estatísticas, 13.028 milhões de pessoas na UE, das quais 11.088 milhões da Zona Euro, estavam desempregadas em abril. Portugal com taxa acima da média europeia.

A taxa de desemprego na Zona Euro em abril fixou-se nos 6,5%, o que representa uma ligeira descida de 0,1 ponto percentual (p.p.) face ao mês anterior, e de 0,2 p.p comparativamente ao período homólogo. Na União Europeia (UE), por sua vez, o desemprego estabilizou nos 6%, abaixo dos 6,1% registados em abril de 2022, revelam os dados publicados esta quinta-feira pelo Eurostat. Portugal também viu em abril o desemprego recuar para 6,8%, mas ainda acima da média europeia.

Segundo o gabinete de estatísticas da UE, 13.028 milhões de pessoas na UE, das quais 11.088 milhões da Zona Euro, estavam desempregadas em abril.

Entre o conjunto dos Estados-membros, Espanha (12,7%), Grécia (11,2%) e Itália (7,8%) são os países que apresentaram, em abril, as maiores taxas de desemprego, enquanto a Polónia, República Checa (2,7% cada) e Malta (2,8%) registaram as taxas menores.

Em Portugal, o desemprego em abril diminuiu para 6,8%, uma descida de 0,2 p.p. face ao apurado no mês anterior e um recuo de 0,3 p.p. comparativamente a janeiro. Em termos homólogos, contudo, o desemprego nacional aumentou 0,9 p.p. A esta taxa corresponde uma população desempregada de 357 mil pessoas, segundo os dados provisórios divulgados na quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Entre as mulheres, a taxa de desemprego fixou-se nos 6,3% na UE, enquanto entre os homens foi de 5,8%. Na Zona Euro a diferença foi ainda mais acentuada: 6,9% no caso das mulheres e 6,2% no caso dos homens. Já na realidade portuguesa, enquanto a taxa de desemprego feminino foi de 7,1%, o desemprego masculino fixou-se nos 6,5%.

Desemprego jovem na Zona Euro fixa-se nos 13,9%. Em Portugal nos 18,3%

No que diz respeito ao desemprego jovem, em abril, 2.644 milhões de jovens (com idade inferior a 25 anos) estavam desempregados na União Europeia, dos quais 2.206 milhões na Zona Euro. A taxa de desemprego jovem era, assim, de 13,8% na UE e de 13,9% na Zona Euro, ambas inferiores à taxa de 14% apurada no mês anterior. E a trajetória tem sido de diminuição.

Face a março de 2023, 28 mil jovens e oito mil jovens saíram do desemprego na UE e na Zona Euro, respetivamente. Já comparativamente ao mesmo mês do ano passado, a diminuição foi de 17 mil jovens na União Europeia e de oito mil jovens na Zona Euro.

Em Portugal, o desemprego jovem também tem vindo a cair, mas continua significativamente acima da média europeia. Em abril, a taxa de desemprego jovem nacional foi de 18,3%, tendo descido dos 19,8% verificados em março, dos 18,9% registados em fevereiro e dos 20,8% apurados em janeiro. Face ao período homólogo — altura em que a taxa se fixou nos 20,6% –, o desemprego jovem caiu 2,3 p.p.

Espanha, Grécia e Suécia foram os Estados-membros que registaram, em abril, as taxas de desemprego jovem mais elevadas, com 28,4%, 27,4% e 21%, respetivamente.

Por outro lado, com taxas inferiores a 8%, estava a Alemanha (6,1%) e a Holanda, Irlanda e República Checa (que registaram a mesma taxa de 7,9%).

(Notícia atualizada pela última vez às 11h19)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Desemprego na Zona Euro desce para 6,5% em abril

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião