Ajay Banga toma posse como presidente do Banco Mundial

  • Lusa
  • 2 Junho 2023

Para atingir "essas ambições é preciso evoluirmos, sermos criativos, maximizar os recursos e criar novas parcerias com a sociedade civil", disse Banga aos trabalhadores do Banco Mundial.

O novo presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, assumiu esta sexta-feira oficialmente o cargo sucedendo a David Malpass, que deixou a liderança da instituição na quinta-feira, segundo fontes citadas pela AFP. Ajay Banga, 63 anos, um indo-norte-americano indicado pelos Estados Unidos como candidato ao cargo, acabou por ser eleito em maio.

Afirmou várias vezes que pretende dar prioridade ao financiamento da luta contra as alterações climáticas e à reforma do Banco Mundial (BM). O novo presidente do BM nasceu e cresceu na Índia e foi anteriormente presidente do grupo de serviços financeiros Mastercard.

Numa mensagem dirigida aos colaboradores e a que AFP teve acesso, Banga sublinhou a sua vontade de “criar um mundo livre de pobreza, num planeta habitável”. Para atingir “essas ambições é preciso evoluirmos, sermos criativos, maximizar os recursos e criar novas parcerias com a sociedade civil”, apontou.

O conteúdo das reformas da instituição deve ser conhecido na próxima reunião anual do BM e do Fundo Monetário Internacional (FMI) que vai decorrer em outubro em Marraquexe. Historicamente, o Banco Mundial é liderado por um norte-americano e um europeu lidera o FMI.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ajay Banga toma posse como presidente do Banco Mundial

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião