Biden nomeia antigo CEO da Mastercard para liderar Banco Mundial

Joe Biden nomeou Ajay Banga, que já foi líder da Mastercard, para presidente do Banco Mundial.

O presidente dos Estados Unidos da América nomeou o indiano Ajay Banga para presidente do Banco Mundial, anunciou esta quinta-feira a Casa Branca, em comunicado.

Esta nomeação surge cerca de uma semana depois da saída inesperada de David Malpass, cujo mandato só terminava em 2024 e sucede numa altura em que os Estados Unidos e outros acionistas procuram expandir a missão da instituição no combate às alterações climáticas.

Os Estados Unidos são o maior acionista do Banco Mundial, cabendo-lhes tradicionalmente a escolha do CEO, ainda que necessitem do apoio de outros países-membros. China, Japão, Alemanha, França e Reino Unido são alguns dos principais acionistas.

Na sequência da nomeação, Biden defendeu que Ajay Banga tem uma compreensão dos desafios que os países em desenvolvimento enfrentam, bem como a “experiência crítica” na mobilização de dinheiro privado para “enfrentar os desafios mais urgentes de nosso tempo, incluindo as alterações climáticas”, lê-se, na nota de imprensa.

Segundo o Financial Times, os ministros das Finanças do G20 deverão discutir o futuro do banco numa reunião em Bangalore (Índia) na sexta-feira e as nomeações devem ficar fechadas a 29 de março.

Ajay Banga, com 63 anos, é atualmente vice-presidente da General Atlantic. Até dezembro de 2020 foi CEO da Mastercard, foi presidente do Conselho Empresarial EUA-Índia (USIBC), representando mais de 300 das maiores empresas internacionais que investem na Índia, e é também antigo presidente da Câmara de Comércio Internacional.

(Notícia atualizada pela última vez às 15h43)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Biden nomeia antigo CEO da Mastercard para liderar Banco Mundial

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião