Filipe Santos Costa assume presidência da AICEP

  • Ana Petronilho
  • 5 Junho 2023

O novo foi presidente da AICEP transita da AICEP Global Parques onde ocupava desde julho de 2018 o cargo de presidente executivo.

Filipe Costa é a partir desta segunda-feira o novo presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), tal como avançou o ECO. Cerca de um mês depois da saída de Luís Castro Henriques, que se manteve no cargo até 30 de abril, é agora Filipe Costa que, durante os próximos três anos e depois de passar pelo crivo da CReSAP, vai assumir os comandos do organismo público que promove a globalização da economia portuguesa.

Filipe Costa foi presidente executivo da AICEP Global Parques desde julho de 2018. Conhece bem a agência até porque foi durante três anos delegado da AICEP em São Francisco (EUA) e antes em Xangai (China), entre 2011 e 30 de junho de 2015. Em 2011, o secretário de Estado da Internacionalização Bernardo Ivo Cruz, que tem a tutela da agência, era também delegado da AICEP e, por inerência, conselheiro económico e comercial na embaixada portuguesa no Brasil, onde dirigiu o centro de negócios para a América Latina.

O novo presidente da AICEP tem também experiência em fundos europeus já que entre 2009 e 2011 foi o encarregado da Estrutura de Missão para a Gestão dos Fundos Comunitários (EMGFC) no Ministério da Administração Interna (MAI).

A experiência política também faz parte do seu currículo já que foi chefe de gabinete do ministro da Justiça, Alberto Costa, (2005-2008) e chefe de gabinete do secretário de Estado da Cultura (2001-2002). Este último cargo foi exercido enquanto era coordenador das organizações não-europeias nas relações externas da Anacom.

Como vogais executivos, anuncia em comunicado o Ministério dos Negócios Estrangeiros, a AICEP vai contar com Cristina Pucarinho que tem uma longa carreira diplomática e com Luís Rebelo de Sousa, que desde 23 de setembro de 2022 ocupava a função de vogal do conselho de administração da AICEP como responsável pela Direção do Produto, pela Direção de Comunicação e Marca, pela Direção do Inov Contacto e pela Direção de Compras e Tecnologia.

Somam-se ainda João Noronha Leal, que nos últimos 25 anos desenvolveu uma carreira como consultor de empresas com atividade em setores como aviação, formação de executivos, recuperação de empresas e a promoção de negócios internacionais e Isabel Tenreiro que é, desde 2004, diretora administrativa e financeira da AICEP Global Parques – Gestão de Áreas Empresariais e Serviços, S. A., uma subsidiária da AICEP que tem sob gestão áreas de localização empresarial em Sines (ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines), Setúbal (BlueBiz – Parque Empresarial da Península de Setúbal) e Sintra (Albiz – Parque Empresarial de Sintra).

A tutela da AICEP é conjunta entre os Ministérios dos Negócios Estrangeiros, Economia e Finanças, mas a gestão operacional compete ao secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, que depende do ministro dos Negócios Estrangeiros.

Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros diz ainda que o despacho de nomeação do novo conselho de administração da AICEP será publicado em Diário da República, com efeito a 5 de junho, estando também prevista, ainda este mês, uma sessão pública de apresentação dos objetivos para o novo mandato.

Mas em fevereiro, Bernardo Ivo Cruz avançou que a próxima administração da AICEP vai focar-se em preparar as empresas para as novas “exigências do mundo da exportação”, como a certificação ambiental e as responsabilidades sociais.

“A preocupação nova que temos neste conselho de administração [da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal – AICEP) é preparar as empresas, nomeadamente as PME [pequenas e médias empresas], para um conjunto de exigências que agora fazem parte do mundo da exportação, nomeadamente a certificação ambiental, responsabilidades sociais e continuar o esforço de diversificação de mercados e de reforço e colaboração entre as empresas”, disse, na altura, o secretário de Estado da Internacionalização.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Filipe Santos Costa assume presidência da AICEP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião