Luís Castro Henriques já deixou de ser presidente da AICEP. CREsAP emite parecer sobre sucessor, Filipe Costa

Madalena Oliveira e Silva está a exercer o cargo de forma interina até que Filipe Costa possa assumir liderança da agência. Cresap já emitiu parecer, uma vez que se aplica estatuto de gestor público.

A saída era conhecida desde setembro do ano passado, mas o mandato só terminava no final de 2022. No entanto, Luís Castro Henriques manteve-se no cargo até 30 de abril. O primeiro-ministro anunciou, durante uma visita à Accenture Portugal, que o responsável já cessou funções. O senhor que se segue será Filipe Costa, tal como o ECO avançou.

Luís Castro Henriques estava na administração da AICEP desde 2014 e passou a presidente em 2017. Mas, na verdade, terminou funções no final de abril e é Madalena Oliveira e Silva quem tem exercido o cargo de forma interina, até que Filipe Costa assuma a presidência.

O nome de Filipe Costa tinha também de passar previamente pelo crivo da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CREsAP), já que ao cargo de presidente da AICEP se aplica o estatuto de gestor público. O ECO confirmou que a CREsAP já emitiu o parecer, mas o documento não é público até que a nomeação seja publicada em Diário da República.

A tutela da AICEP é conjunta entre os Ministérios dos Negócios Estrangeiros, Economia e Finanças, mas a gestão operacional compete ao secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, que depende do ministro dos Negócios Estrangeiros. E este responsável político há muito que quer mudanças na gestão da agência. A saída de Luís Castro Henriques enquadra-se nessa lógica.

A liderança do organismo público que promove a globalização da economia portuguesa passa agora para as mãos de Filipe Costa, que estava à frente da AICEP Global Parques. Sabia-se que a passagem de testemunho não iria ser imediata porque Castro Henriques ainda tinha de apresentar o plano de contas, que entregou a 31 de março, mas foi acabou por “dar” mais um mês à casa enquanto se agurada a publicação do despacho de nomeação de Filipe Costa.

Filipe Costa é presidente executivo da AICEP Global Parques desde julho de 2018. Conhece bem a agência até porque, antes do cargo que agora ocupa, foi durante três anos delegado da AICEP em São Francisco (EUA) e antes em Xangai (China), entre 2011 e 30 de junho de 2015. Em 2011, o secretário de Estado da Internacionalização Bernardo Ivo Cruz, que tem a tutela da agência, era também delegado da AICEP e, por inerência, conselheiro económico e comercial na embaixada portuguesa no Brasil, onde dirigiu o centro de negócios para a América Latina.

Castro Henriques está de regresso ao seu cargo de origem na EDP. Foi, entre 2010 e 2014, diretor-adjunto da direção de marketing e responsável pela área de marketing analytics na elétrica, mas também assessor do conselho de administração e gestor de projeto na EDP Inovação.

O responsável garante que saiu da AICEP por vontade própria — disse-o em entrevista ao Observador e com vários recordes no currículo. As exportações já pesam mais de 50% do PIB e foram captados 47 novos projetos estrangeiros em 2022, que criaram mais de 7.130 empregos. Ou seja, foi superado o recorde de projetos angariados em 2021 (41 projetos).

Nota: Notícia atualizada com a precisão de que o plano de contas da Aicep foi entregue a 31 de março.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Luís Castro Henriques já deixou de ser presidente da AICEP. CREsAP emite parecer sobre sucessor, Filipe Costa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião