Investimento estrangeiro captado em 2022 cria 7.130 empregos

  • ECO
  • 30 Dezembro 2022

Agência de investimento AICEP captou 47 novos projetos em 2022, envolvendo um investimento total de 2,4 mil milhões de euros.

A AICEP captou 47 novos projetos estrangeiros durante o ano de 2022, criando mais de 7.130 empregos. Em 2022, a agência de investimento superou o recorde de projetos angariados, ultrapassando o anterior máximo, de 2021 (41 projetos), de acordo com a informação divulgada nesta sexta-feira em comunicado.

“Os 47 novos projetos em 2022 têm um perfil muito diversificado em termos de tipo de atividade e origem geográfica, mas todos optam por Portugal graças à perceção muito positiva sobre a disponibilidade e qualidade do talento nacional, mas também à capacidade do país em atrair talento internacional, essencial para o desenvolvimento de atividades de elevada complexidade, como, por exemplo, atividades tecnológicas associadas a inteligência artificial, cibersegurança e IoT”, refere a AICEP.

Dos 7.130 empregos criados, mais de metade (mais de 4.400) estão relacionados com as tecnologias de informação e de desenvolvimento de software.

“O atual contexto geoeconómico reforçou a importância de algumas tendências: para além da digitalização das atividades económicas, assistimos ao acentuar da regionalização das cadeias de valor. Estes processos continuarão a moldar a evolução do contexto de investimento direto estrangeiro nos próximos anos”, antevê o ainda presidente da AICEP.

Luís Castro Henriques vai sair do cargo após o final do mandato, que termina no sábado, 31 de dezembro.

Tudo aponta que Filipe Costa será o novo presidente da agência de investimento, conforme adiantou o ECO na semana passada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Investimento estrangeiro captado em 2022 cria 7.130 empregos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião