Sindicato acusa Governo de bloquear aumentos na Parvalorem e na Imofundos

  • Lusa
  • 5 Junho 2023

Parvalorem e a Imofundos informaram o sindicato que querem aumentar a massa salarial de 6,1%, mas que precisam da autorização da tutela, ou seja, do Ministério das Finanças.

O Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB) acusou esta segunda-feira o Governo de bloquear aumentos salariais na Parvalorem e na Imofundos pois as empresas dizem que querem fazer aumentos, mas ainda aguardam autorização do Ministério das Finanças.

Em comunicado, o SNQTB diz que na semana passada se reuniu com a Parvalorem e a Imofundos que o informaram que querem aumentar a massa salarial de 6,1%, mas que precisam da autorização da tutela, que ainda não há. O sindicato refere que instou os representantes da empresa a “assegurarem, como é seu dever e obrigação, uma resposta célere da parte da tutela”, mas que, “se necessário e em última instância, chamará a si competências que deveriam ser das respetivas administrações das duas instituições envolvidas”.

No início deste ano, no âmbito do Acordo Coletivo de Trabalho da Parvalorem e Imofundos, o SNQTB apresentou uma proposta de atualização da tabela salarial, bem como das cláusulas de expressão pecuniária, de 6,25% em 2023. O SNQTB considera “intolerável e inadmissível” que, desde 2008, os trabalhadores da Parvalorem e do Imofundos não tenham qualquer atualização da sua tabela salarial.

Já na semana passada, os sindicatos bancários da UGT disseram que a Parvalorem e a Imofundos aguardam autorização do Ministério das Finanças para negociarem os aumentos salariais dos trabalhadores.

“Atendendo a que sindicatos e administração concordam com esta prioridade e reclamam junto da tutela o mesmo objetivo, aguarda-se a qualquer momento a necessária autorização para permitir atualizar os salários destes trabalhadores e rever o ACT em vigor”, referiram Mais Sindicato, Sindicato dos Bancários do Centro (SBC) e SBN – Sindicato dos Trabalhadores do Setor Financeiro de Portugal, em comunicado.

A Parvalorem e a Imofundos têm cerca de 80 funcionários. A Parvolorem foi criada pelo Estado para recuperação de créditos e alienação/liquidação de ativos do antigo Banco Português de Negócios. A Imofundos é uma empresa gestora de fundos de investimento imobiliário.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sindicato acusa Governo de bloquear aumentos na Parvalorem e na Imofundos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião