UE fechou 256 investigações por fraude em 2022, duas em Portugal

  • Lusa
  • 6 Junho 2023

O OLAF recomendou a recuperação de 426,8 milhões de euros e conseguiu “impedir a perda de 197,9 milhões de euros do orçamento da UE”.

O Gabinete Europeu Contra a Fraude (OLAF) fechou 256 investigações em 2022, duas das quais em Portugal, e conseguiu impedir que quase 200 milhões de euros se perdessem, foi anunciado esta terça-feira. O OLAF anunciou em comunicado que abriu 192 investigações durante o último ano e encerrou 256 ao longo de 2022 ao nível da União Europeia (UE) e nas instâncias nacionais.

“Em 2022 houve esforços excecionais para concluir um importante número de investigações influenciadas pelo período da pandemia. Os 256 processos encerrados diziam respeito a 624 milhões de euros de dinheiro dos contribuintes da UE”, acrescentou a instituição.

O gabinete recomendou a recuperação de 426,8 milhões de euros e conseguiu “impedir a perda de 197,9 milhões de euros do orçamento da UE”. No que diz respeito a Portugal, o OLAF levantou três investigações e concluiu duas com recomendações. A Hungria foi o país com mais investigações (15).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UE fechou 256 investigações por fraude em 2022, duas em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião